500 pessoas participam de ação com Alan Fonteles

Além de sua história, Fonteles apresentou um pouco da vivência do atletismo e fez ainda alongamentos, passagens de barreiras, cones e revezamentos.

Esportes - Aline Martins

Data 28/09/2013
Horário 07:22
 

Exemplo de superação e coragem que resultou na conquista do recorde na prova dos 100 metros e três medalhas de ouro no Mundial Paralímpico de Lyon, na França, de 19 a 28 de julho. Estas vitórias entre tantas outras foram passadas durante todo o dia de ontem para cerca de 500 pessoas durante a vivência com o para-atleta, biamputado, Alan Fonteles. Ele esteve em Presidente Prudente, na pista de atletismo Mário Covas da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT/Unesp). A ação, que é denominada "Já moveu hoje?", faz parte da Campanha Move Brasil, promovida pelo Sesc Thermas.

Jornal O Imparcial "A intenção é que os participantes entendam que é fundamental se exercitar. Essa rotina de movimento vai fazer uma diferença significativa no futuro. Exercício é saúde.O esporte é essencial"

Durante o dia, o para-atleta recebeu turmas de alunos separadamente e teve a oportunidade de contar sua história, passar dicas de esportes e ainda mostrar a "importância da prática do exercício físico". "A intenção é que eles entendam que é fundamental se exercitar. Essa rotina de movimento vai fazer uma diferença significativa no futuro. Exercício é saúde. O esporte é essencial", destaca Fonteles.

O para-atleta ainda frisa que se a história dele é motivação para os alunos, estar presente em eventos assim é motivação para ele também. "Fico feliz em vê-los felizes com a minha história. Alguns vão lembrar para sempre da minha passagem aqui e quem sabe, sirvo de inspiração para um deles", salienta. E acrescenta que saber que seu trabalho é bom dentro e fora das pistas e que ajuda bastante gente é "satisfatório e honroso".

Além de sua história, Fonteles apresentou um pouco da vivência do atletismo e fez ainda alongamentos, passagens de barreiras, cones e revezamentos. "E é bom porque assim, muitos deles têm uma aula diferente fora da escola", ressalta.

Fonteles esteve na região em fevereiro deste ano com a Caravana Esporte para Todos, inclusive em Presidente Prudente. "É uma satisfação voltar para Prudente, contar minha história, meu dia a dia no esporte e o mais importante, que as pessoas possam se movimentar", salienta. Acometido por um problema congênito, o corredor começou a fazer fisioterapia quando tinha pouco menos de um mês de vida. Fonteles usa prótese desde um ano de idade e começou a andar antes de completar três.

 

Projeto motivador

A ação faz parte da Campanha Move Brasil. De acordo com o coordenador de Programação e Esportes do Sesc Thermas de Prudente, Antonio Carlos Bucater Bitram, trata-se de um programa que a entidade faz desde 2012 com o objetivo de aumentar o número de praticantes e práticas esportivas no Brasil até 2016. "O Sesc pensou no Alan para trazer, além do esporte e da prática esportiva convencional, as práticas adaptadas. Mostrando que todos podem fazer atividade física", diz.

Bitram explica que aproximar o atleta é importante e a ideia em trazer Fonteles é mostrar superação e que existem outras modalidades, além de futebol, vôlei e basquete, por exemplo. "E se alguém gostar e se interessar, que siga o exemplo do atleta", ressalta.

A aluna da Escola Municipal Domingos Ferreira de Medeiros, Giovana Isadora Souza, 8 anos, afirma que gostou de participar da vivência. "Gosto de correr e ver o Alan foi interessante", diz. Na mesma linha de pensamento segue o estudante Breno Espíndola Camargo, 8 anos. "Achei legal. Quero correr rápido igual a ele. Gostei da história de vida", conta.

Publicidade

Veja também