5G: transformação digital

EDITORIAL -

Data 05/01/2024
Horário 04:15

A chegada do 5G representa um marco significativo no desenvolvimento da tecnologia de comunicação sem fio e tem implicações abrangentes em vários setores da sociedade. Oferece velocidades de conexão muito mais rápidas em comparação com as gerações anteriores de redes móveis. Isso significa downloads e uploads mais rápidos, streaming de vídeo de alta qualidade e uma experiência geral mais eficiente para os usuários. E, como já dito em diversas matérias neste jornal, Presidente Prudente conta com diversos pontos do novo sistema à disposição e os celulares já conectam nesta “sintonia”.
Sendo assim, munícipes de Prudente já começam a perceber o sinal 5G em seus aparelhos celulares. Conforme noticiado por O Imparcial, até o momento a cidade conta com estações em 16 pontos da zona urbana: 15 são da Vivo e um é da Tim. Presidente Prudente está apta a receber a infraestrutura destinada à tecnologia de quinta geração desde o segundo dia de maio de 2023, conforme autorização concedida pelo Gaispi (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz). As operadoras precisam contemplar o município com a proporção de uma estação a cada 15 mil habitantes até 31 de julho de 2026.
É importante frisar que nem todo aparelho celular é compatível com esta tecnologia. A Anatel disponibiliza uma página na qual podem ser conferidos os 155 telefones 5G certificados e homologados pela agência. A implementação bem-sucedida do 5G é vista como um impulsionador significativo do crescimento econômico. O aumento da eficiência, a criação de novas indústrias e a geração de empregos estão entre os benefícios esperados. 
No entanto, é importante refletir sobre os desafios relacionados à segurança, privacidade e infraestrutura para garantir que os benefícios do 5G sejam maximizados de maneira sustentável. 

Publicidade

Veja também