68,6 mil estudantes entram em férias hoje

Início do recesso escolar aos alunos da rede estadual de ensino foi antecipado devido aos jogos da Copa do Mundo

PRUDENTE - Rogério Lopes

Data 12/06/2014
Horário 08:22
 

A partir de hoje, 68,6 mil alunos da região prudentina que estudam na rede estadual de educação entram em férias. Destes, 27.082 pertencem aos 11 municípios abrangidos pela Diretoria de Ensino da Região de Presidente Prudente. O início do recesso foi antecipado devido aos jogos da Copa do Mundo. O retorno das aulas está marcado para o dia 14 de julho. Já os 18 mil alunos que integram as 54 escolas do sistema de ensino municipal vão poder aproveitar "a folga" escolar a partir do dia 26 e voltam para as salas de aulas também no dia 14 de julho.

De acordo com Elisabete Couto, secretária da Diretoria de Ensino, mesmo durante o recesso, as secretarias das escolas estarão abertas, em esquema de plantão. "Os alunos vão descansar, porém, as atividades administrativas continuam", explica. Em relação à Diretoria de Ensino, Couto diz que as atividades permanecem sem mudanças. "Trabalharemos normalmente", conta.

No que diz respeito à antecipação das férias escolares, a secretária lembra que o cronograma foi montado levando em conta a realização do Mundial no país. "A rede estadual está parando antes justamente em decorrência da competição", expõe.

Na rede municipal, segundo informações da Assessoria de Imprensa da Seduc (Secretaria Municipal de Educação), o cronograma escolar não foi alterado, desta forma, "os 200 dias letivos ficaram assegurados". Além disso, a assessoria informa que "todas as creches vão funcionar durante este tempo, inclusive, as quatro unidades filantrópicas, para atender os pais que não têm como ficar com os filhos em casa".

 

REDE PARTICULAR

Diferente da rede pública estadual, as 180 escolas particulares da região mantiveram a programação anual de férias. Os 46 mil estudantes terão aulas até o dia 28 de junho, após isto permanecem em férias até 4 de agosto. Antônio Batista Grosso, presidente do sindicato das escolas particulares de Presidente Prudente e região, explica que as datas apresentadas são definidas previamente. "O aluno precisa deste tempo de descanso, principalmente neste período de inverno", conta.

 

ENSINO TÉCNICO E SUPERIOR

Nas universidades, faculdades e escolas técnicas de Prudente, o calendário estudantil também foi alterado, e os estudantes começam as férias entre os dias 11 deste mês e 1º de julho. Na Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), 40 mil universitários de 50 cursos, mais 2.400 estudantes dos cursos de pós-graduação, EAD (Educação à Distância), aperfeiçoamento, extensão, além do colégio Unoeste, param as atividades dia 1º de julho e retornam dia 1º de agosto. Já os 3.200 alunos dos cinco cursos de graduação e das quatro áreas de pós-graduação, das Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo, saem de férias a partir do dia 26 e retornam em 4 de agosto.

Para os 3.500 estudantes dos 21 cursos da Fapepe/Uniesp (Faculdade de Presidente Prudente), o período de descanso chegou mais cedo, de 7 de junho a 27 de julho, graças à disputa da Copa do Mundo.

Os cerca de 900 estudantes dos quatro cursos da Fatec (Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente) entraram de folga ontem e seguem descansando até 21 de julho. De acordo com a Assessoria de Imprensa da Fatec, este é um período "necessário para o aluno, onde o mesmo pode descansar e recomeçar o próximo semestre com ‘gás’ renovado".

Enquanto isso, nas Etecs (Escola Técnica Estadual) polos Prof. Adolpho Arruda Mellodo e Dr. Antônio Eufrásio de Toledo, ambas de Presidente Prudente, os 1.050 estudantes saem para o período de recesso entre os dias 1° e 3 de julho, respectivamente.

 

Unesp

A única indecisão fica por conta da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista). Isso devido à greve dos docentes e funcionários, iniciada oficialmente em Prudente dia 26 de maio, e que de acordo com informações da Assessoria de Imprensa da instituição, ainda não tem previsão para acabar. Inicialmente, as férias estavam programadas entre os dias 14 e 28 de julho, porém, devido à paralisação, os cerca de 3.500 acadêmicos dos cursos de graduação e pós-graduação terão que aguardar a definição de um novo calendário escolar.

 
Publicidade

Veja também