76% das entidades de auxílio ao idoso são asilos

 

Na região, 76% das entidades que prestam suporte no atendimento aos idosos são asilos. Essa porcentagem corresponde a 39 instituições, de 51 existentes em Presidente Prudente e municípios vizinhos. Os dados foram levantados por mapeamento das instituições de idosos no Estado, elaborado pelo MPE (Ministério Público do Estado de São Paulo).

De acordo com a pesquisa, os 39 asilos são chamados de ILPI (instituições de longa permanência para idosos). Entre as 51 entidades, oito delas, equivalente a 16%, são casas-lar, e quatro (8%) são classificadas como outras entidades. O estudo revela ainda que duas entidades são públicas (4%); 14 particulares (27%); e 35 são filantrópicas (69%).

A região conta com 1.397 idosos assistidos por programas-auxílio, e o número de homens é pouco maior que de mulheres. Deste total, 763 são do gênero masculino (55%); e 634 são do feminino, equivalente a 45%. É a primeira vez que o MPE faz este levantamento. A pesquisa foi realizada em homenagem ao Dia Mundial do Idoso, comemorado na quinta-feira.

Jornal O Imparcial Atualmente, 15% da população de Prudente é constituída por pessoas com mais de 60 anos

De acordo com a Assessoria de Imprensa do órgão, o levantamento no Estado foi feito com base em informações encaminhadas por 303 promotores de Justiça de todas as regiões, com atribuição de fiscalização de entidades de atendimento de idosos, cumprindo o Ato Normativo 857 da Procuradoria-Geral de Justiça e da Corregedoria-Geral.

As informações foram encaminhadas pelas Promotorias de Justiça entre fevereiro e abril de 2015 e serviram de base para a elaboração do relatório estatístico e do banco de dados de endereços das entidades. "O MPE optou por mapear as unidades observando a divisão administrativa do Ministério Público no Estado. O mapeamento regional possibilitará a compreensão dos dados com enfoque mais distanciado da ótica local e permitirá uma avaliação mais clara sobre as políticas públicas a serem assumidas pelos órgãos públicos", explica.

 

Suporte

Segundo o coordenador municipal do Idoso, João Gualberto de Paula, Presidente Prudente possui estrutura, dentro do que diz respeito ao atendimento, atenção e suporte ao idoso. Neste contexto, se encontram as instituições de longa permanência para idosos. Ele esclarece que o número de idosos que procuram estas entidades tem aumentado, porém, explica que isto segue o crescimento da população idosa de cada município. Atualmente, como já noticiado por este diário, Prudente possui cerca de 30 mil pessoas com mais de 60 anos. O número representa 15% da população municipal. Ele frisa que da mesma forma que há idosos procurando qualidade de vida, outros buscam o apoio e os atendimentos prestados nas instituições. O coordenador ressalta ainda que esta procura se faz tanto por familiares quanto pelo idoso. "Ambos buscam o suporte. Depende de cada caso", acrescenta.

Além disso, João de Paula explica que existe todo um trabalho em conjunto com os órgãos públicos, para o acompanhamento e direcionamento que for necessário, para cada situação. Ou seja, se o idoso quer ou precisa ir para uma entidade, se tem que ser encaminhado para a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), para a SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) ou para outros setores.

Quanto à estrutura do ILPI, o coordenador ressalta que é um local de acolhimento, "que mantém os devidos e adequados atendimentos". "Um local que presta serviços, onde o morador desenvolve atividades, que proporciona um suporte para ele", frisa.

 

Vila da Dignidade

O coordenador cita ainda a Vila da Dignidade de Prudente, um condomínio que possui 24 residências para idosos da cidade. No momento, o residencial abriga 28 moradores, mas vai abrir quatro vagas, já que quatro idosos foram beneficiados com uma casa no Conjunto Habitacional João Domingos Netto e resolveram mudar para a localidade. Ele ressalta que o espaço é direcionado para idosos independentes, ou seja, que se mantêm e possuem condições de morar sozinhos, sem depender de ajuda. "A Vila da Dignidade tem toda uma estrutura para os acolher", salienta.
Publicidade

Veja também