76 idosos do Lar São Rafael são "adotados” por alunos

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 12/11/2016
Horário 08:10
 

A Facopp (Faculdade de Comunicação Social Jornalista Roberto Marinho de Presidente Prudente), da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), recebe até o dia 30 deste mês, doações de materiais de higiene pessoal e fraldas geriátricas. Os produtos serão entregues ao Lar São Rafael, cujos idosos participam de uma campanha promovida pelos estudantes do curso, esta denominada "Adote um Vovô". Na ação, uma árvore de Natal foi colocada no hall de entrada do Bloco 3 do campus 2, no dia 1º novembro, com fotos de cada um dos 76 moradores da entidade, com os nomes e os presentes que gostariam de ganhar. Na data, todos os idosos foram "adotados" em um período de cerca de cinco horas, o que surpreendeu até os organizadores da campanha.

Jornal O Imparcial Árvore de Natal com fotos dos moradores do lar despertou a atenção dos estudantes

"A tendência é prosseguir com a ação e até ampliá-la, já que a proposta foi um sucesso ao ser bem recebida por estudantes de todos os cursos da universidade, que fizeram questão de participar", relata a supervisora do Portal Facopp, Fabiana Alves. Explica que o projeto envolveu diretamente cerca de 30 alunos da faculdade, estes estagiários do portal, de fotografia, da agência de publicidade, entre outros, além de 12 professores. "A ideia é agregar conhecimentos práticos aos alunos e sensibilizá-los através da aproximação dos problemas" complementa.

Conforme Fabiana, todos os presentes dos idosos "adotados", bem como os materiais de higiene pessoal e as fraldas geriátricas, deverão ser entregues na hemeroteca da Facopp até o dia 30. Todos estes produtos serão levados ao lar no dia 10, quando um evento contará ainda com a presença de um Papai Noel.

"A ideia surgiu em uma reunião de pauta do portal Facopp. A intenção era promover algo relacionado com o Natal, mas não com crianças, como comumente ocorre. Então, vimos algumas propostas na internet e visitamos o lar para conhecer de perto os idosos", conta a estudante do 6º termo de Jornalismo, Anne Abe, 20 anos.

Para o projeto, foi estipulado um valor máximo de R$ 50 para cada presente, sendo que os idosos poderiam ser "adotados" por mais de uma pessoa, caso um grupo de amigos, por exemplo, quisesse presentear um "vovô", aponta a Facopp. A primeira visita ao lar foi no dia 1º e contou com a participação dos estagiários do Portal Facopp e do Laboratório de Fotografia. Divididos em duplas, os alunos conversaram com os idosos, reuniram informações e fotografaram cada um deles para que tudo fosse preparado para a ação.

 

Experiência positiva


A presidente do Lar São Rafael, madre Blanca Emma Cortes, declarou ao portal que este tipo de atividade traz experiências positivas tanto para os alunos, quanto para os idosos. "Os nossos velhinhos se sentem mais contentes e gostam desses projetos, pois muitos não recebem visitas de suas famílias por diversos motivos. Os benefícios são inúmeros e para nós é uma alegria", salienta.

 
Publicidade

Veja também