80 municípios reúnem 75,9% da população do Estado

Contexto Paulista

COLUNA - Contexto Paulista

Data 13/02/2021
Horário 09:00

Dos 645 municípios do Estado de São Paulo, 80 possuem mais de 100 mil habitantes e constituem 75,9% da população paulista. Essas cidades formam áreas metropolitanas ou se configuram como sedes regionais. 507 municípios do total têm menos de 50 mil habitantes e respondem por apenas 15,3% da população estadual. Eles se distribuem em todo o território, sendo que aqueles com até 10 mil estão concentrados, principalmente, na área centro-oeste do Estado. Sozinha, a capital responde por 26,6% da população estadual.

Projeção

A população do Estado de São Paulo cresceu 20% nos últimos 20 anos, com um acréscimo de 7,4 milhões de pessoas, reafirmando como o Estado mais populoso do Brasil. Com isso, atingirá o patamar de 44,9 milhões de habitantes em 2021.

Menos jovens

De acordo com os estudos demográficos levados em conta pelo governo estadual, a redução da fecundidade influenciou a diminuição da proporção de jovens, enquanto as gerações antigas e mais numerosas se deslocaram em direção ao topo da pirâmide. A idade média passou de 27,9 anos, em 2001, para 35,7 anos, em 2021, mostrando que, em duas décadas, essa idade aumentou quase oito anos. E a tendência é se expandir ainda mais no futuro, rumo ao “envelhecimento” da maioria.

Crianças x idosos

Em 2021, o índice de envelhecimento no Estado de São Paulo é de 83 pessoas de 60 anos e mais para cada 100 menores de 15 anos. Na análise regional, há maior concentração de municípios com índices superiores a 100 ao norte e oeste do Estado, enquanto a leste e ao sul aparecem os índices inferiores a 100. Em 281 municípios, o número de idosos supera o de crianças e jovens, destacando-se Álvares Florence (240,3) e Santana da Ponte Pensa (261,3). Já em 364 municípios, as crianças e jovens superam os idosos, em especial Bom Sucesso de Itararé (43,1), Itapevi (43,8) e Bertioga (43,9).

Painel dos Municípios

A Fundação Seade disponibilizou uma plataforma interativa de consulta de dados sobre os municípios do Estado de São Paulo. Trata-se do Painel dos Municípios, que pode ser consultado no link  https://painel.seade.gov.br/municipios

Cinco áreas

As informações do Painel dos Municípios estão dispostas em painéis com gráficos, tabelas e mapas, agrupados em cinco tópicos: População, Economia, Emprego, Saúde e Educação. No tópico População, o painel exibe dados sobre a população total do município, a densidade demográfica, a população por sexo e por faixa de idade, o grau de urbanização e o número de habitantes por domicílio. O Painel Seade está integralmente disponível a quem tiver interesse. Não há necessidade de cadastro e nem conhecimento prévio para a visualização dos dados. O Painel é intuitivo e de fácil manuseio.

São estes os tópicos do Painel de Municípios:

●     No item Economia, há informações sobre o PIB (Produto Interno Bruto) municipal, o PIB per capita, a distribuição da riqueza material entre indústria, serviços e agricultura, o valor das exportações e das importações, e a produção agropecuária.
●     Na aba Emprego, inclui dados sobre evolução do emprego formal, do rendimento médio, inclusive segundo grau de escolaridade e setor de atividade.
●     No campo da Saúde, apresenta dados sobre o número de leitos hospitalares, médicos e enfermeiros na localidade, bem como o número de leitos do Sistema Único de Saúde e do setor privado.
●     Em Educação, há informações sobre matrícula por rede de ensino, municipal, estadual e privada, taxa de ocupação em creche, pré-escola, ensino fundamental e médio. Índices obtidos pelo município no IDEB também são compartilhados, desde o ano de 2015 até 2019.
●     No tópico População, o painel exibe dados sobre a população total do município, a densidade demográfica, a população por sexo e por faixa de idade, o grau de urbanização e o número de habitantes por domicílio.

Habitação

O número de unidades habitacionais residenciais novas vendidas no ano passado na capital paulista foi de 51.417, o que representa 4,5% a mais do que o registrado em 2019, quando foram comercializados 49.224 imóveis. Segundo o Balanço do Mercado Imobiliário 2020, divulgado pelo Secovi-SP, os imóveis mais procurados foram os de dois dormitórios, com área útil de 35 m² (metros quadrados) a 45 m² e preços de até R$ 240 mil.

No Alto Tietê

O município de Suzano está entre os cinco que mais avançam no país, segundo revela O Diário, da APJ, com base no levantamento "Desafios da Gestão Municipal (DGM) 2021", elaborado pela empresa de consultoria Macroplan. O ranking avalia os serviços essenciais dos 100 maiores municípios brasileiros, com população superior a 273 mil habitantes.

Novos hábitos

Além do e-commerce e do delivery, outros setores também foram beneficiados pela mudança de hábitos do consumidor por causa da pandemia, segundo o site New Trade. Um deles foram os minimercados em condomínios residenciais, que tomaram força no último ano. Uma pesquisa realizada pela Opinion Box no primeiro semestre de 2020 revela que as pessoas estão menos a supermercados. Conforme o levantamento, 44% dos entrevistados diminuíram a frequência das compras, 34% reduziram o tempo de permanência na loja 26% aumentaram a quantidade de itens comprados a cada ida às compras.

E mais

O Shopping Jardim Oriente, de São José dos Campos, anunciou que em breve contará com a abertura de mais 15 lojas no seu processo de expansão.
 
 

Publicidade

Veja também