82 mil pessoas visitam 7º Salão do Livro em Presidente Prudente

Para 2017, o evento, que ocorre em Prudente, novamente terá inúmeras atividades culturais para crianças, jovens e adultos

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 25/10/2016
Horário 13:44
 

Consolidado no calendário cultural da cidade, a 7ª edição do Salão do Livro, em Presidente Prudente, foi encerrado no domingo. Foram registradas 82 mil visitas nos dez dias de evento nas mais variadas atividades como bate-papo com escritores, lançamentos literários, palestras, oficinas, contação de histórias em espaços no salão, sarau, exposições, teatro, dança, música e duas praças de alimentação. Para 2017, o evento novamente estará repleto de atividades culturais para crianças, jovens e adultos.

Jornal O Imparcial 37 estandes foram montados no local com 500 editoras representadas em 10 mil livros

Em relação à "Verba Chequelivro" 100 mil reais, distribuídos às bibliotecas das escolas municipais. Ao todo, foram montados 37 estandes no local com cerca de 500 editoras representadas em mais de 10 mil livros de gêneros diversos. Durante todo o evento, teve mostra e troca de gibis, no Espaço do Gibi, aonde os leitores puderam conhecer a história da HQ (História em Quadrinhos) não apenas no Brasil, mas no mundo! Teve também uma Mostra de Gibis antigos e um Ponto de Troca dos exemplares em que ainda foi possível conhecer também os trabalhos de alguns desenhistas da cidade e região. Além da exposição fixa de desenhos: "Paulo Comics", do artista Paulo Alberto, que busca inspiração para transpor seus traços na busca da originalidade, preferencialmente cartuns e caricaturas, no cinema, nos seriados de televisão, quadrinhos, games, cantores internacionais, entre outros.

O Salão do Livro contou ainda com sete espaços: Auditório Ateliê de Ideias; Arena Cultural; Palco Shows; - Praças de Leitura; Praças de Alimentação; Biblioteca Móvel e Saúde Bucal. Além disso, outras 16 atividades completaram o evento: exposições e venda de livros; dança; música; teatro; sarau; x clipp (premiações); exposições; oficinas; palestras (Unicesumar – feira de profissões, redação Enem (cursinho agora); encontro de mediadores de leitura; lançamentos literários;  oficina de quadrinhos; oficina de contação de histórias (Patrícia Maia); oficina de cordel caipira (Jesus de Murarama); workshop (A cor do seu cérebro – Senac) e intervenções.

Teve ainda o Literando Prudente, com nove autores: Rubens Shirassu; Maria Aparecida Girotto Rodrigues;

Odemir Alves; Marcio Estamado; Zélia Guardiano; Eliane Vani Ortega; Elaine Amorin; Regina Prieto e Itamar Rabelo.

 

Escolas


Escolas de 24 cidades da região e distritos estiveram presentes no salão e prestigiaram o evento: Adamantina, Alfredo Marcondes, Anhumas, Caiabu, Caiuá, Iacri, Iepê, Indiana, Itororó, Marabá Paulista, Martinópolis, Mirante do Paranapanema, Narandiba, Osvaldo Cruz, Pirapozinho, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Regente Feijó, Taciba, Tarabai, Teçainda, Teodoro Sampaio, Vila Escócia, Montalvão, Floresta, Eneida e Ameliópolis.

 

Convidados: 13 autores


Leandro Nigre

Rosane Queiroz

João Alberto Campato Jr.

Pedro Gabriel

Juiz. Hélio Martinez

Giovanni Venturini

Ulisses Souza

Padre Jerônimo Gasques

Rodrigo Santos (Barão Vermelho)

Paula Pimenta

Affonso Solano

Marcos Eduardo Neves

Jhonatan Freire

 

Lançamentos literários


Edgard Godoy de Almeida Castro – O Avesso do espelho

Maria Leão – Morangos selvagens

Marcio Estamado - A adega do diabo

Erickson de Lima Arving – Gestão de riscos em obras especiais de engenharia

Fernando Moraes – O quê te move? Protagonismo social, uma revolução silenciosa

CNA – noite de autógrafos

Escola João Franco de Godoy "Contos que encantam"

Colégio Múltiplos – A caverna encantada/ Deixa eu contar um sonho

Escola José Carlos João

Renata Junqueira de Souza, Cyntia Graziella Guizelin Simões Girotto – Literatura e educação infantil: livros imagens e prática de leitura; Literatura e educação infantil: para ler contar e encantar

Pedro Carlos Primo – Coletânea: Contos crônicas e poesias

Emilia de Matos Maltempi – Poemas de Emilia

Luis de Oliveira – Um coração e seus segredos

Rubens Shirassu – Sombras da teia

Luana Alves

 

 

 
Publicidade

Veja também