Consolidado no calendário cultural da cidade, a 7ª edição do Salão do Livro, em Presidente Prudente, foi encerrado no domingo. Foram registradas 82 mil visitas nos dez dias de evento nas mais variadas atividades como bate-papo com escritores, lançamentos literários, palestras, oficinas, contação de histórias em espaços no salão, sarau, exposições, teatro, dança, música e duas praças de alimentação. Para 2017, o evento novamente estará repleto de atividades culturais para crianças, jovens e adultos.

37 estandes foram montados no local com 500 editoras representadas em 10 mil livros
Em relação à "Verba Chequelivro" 100 mil reais, distribuídos às bibliotecas das escolas municipais. Ao todo, foram montados 37 estandes no local com cerca de 500 editoras representadas em mais de 10 mil livros de gêneros diversos. Durante todo o evento, teve mostra e troca de gibis, no Espaço do Gibi, aonde os leitores puderam conhecer a história da HQ (História em Quadrinhos) não apenas no Brasil, mas no mundo! Teve também uma Mostra de Gibis antigos e um Ponto de Troca dos exemplares em que ainda foi possível conhecer também os trabalhos de alguns desenhistas da cidade e região. Além da exposição fixa de desenhos: "Paulo Comics", do artista Paulo Alberto, que busca inspiração para transpor seus traços na busca da originalidade, preferencialmente cartuns e caricaturas, no cinema, nos seriados de televisão, quadrinhos, games, cantores internacionais, entre outros.
O Salão do Livro contou ainda com sete espaços: Auditório Ateliê de Ideias; Arena Cultural; Palco Shows; - Praças de Leitura; Praças de Alimentação; Biblioteca Móvel e Saúde Bucal. Além disso, outras 16 atividades completaram o evento: exposições e venda de livros; dança; música; teatro; sarau; x clipp (premiações); exposições; oficinas; palestras (Unicesumar – feira de profissões, redação Enem (cursinho agora); encontro de mediadores de leitura; lançamentos literários; oficina de quadrinhos; oficina de contação de histórias (Patrícia Maia); oficina de cordel caipira (Jesus de Murarama); workshop (A cor do seu cérebro – Senac) e intervenções.
Teve ainda o Literando Prudente, com nove autores: Rubens Shirassu; Maria Aparecida Girotto Rodrigues;
Odemir Alves; Marcio Estamado; Zélia Guardiano; Eliane Vani Ortega; Elaine Amorin; Regina Prieto e Itamar Rabelo.
Escolas
Escolas de 24 cidades da região e distritos estiveram presentes no salão e prestigiaram o evento: Adamantina, Alfredo Marcondes, Anhumas, Caiabu, Caiuá, Iacri, Iepê, Indiana, Itororó, Marabá Paulista, Martinópolis, Mirante do Paranapanema, Narandiba, Osvaldo Cruz, Pirapozinho, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Regente Feijó, Taciba, Tarabai, Teçainda, Teodoro Sampaio, Vila Escócia, Montalvão, Floresta, Eneida e Ameliópolis.
Convidados: 13 autores
Leandro Nigre
Rosane Queiroz
João Alberto Campato Jr.
Pedro Gabriel
Juiz. Hélio Martinez
Giovanni Venturini
Ulisses Souza
Padre Jerônimo Gasques
Rodrigo Santos (Barão Vermelho)
Paula Pimenta
Affonso Solano
Marcos Eduardo Neves
Jhonatan Freire
Lançamentos literários
Edgard Godoy de Almeida Castro – O Avesso do espelho
Maria Leão – Morangos selvagens
Marcio Estamado - A adega do diabo
Erickson de Lima Arving – Gestão de riscos em obras especiais de engenharia
Fernando Moraes – O quê te move? Protagonismo social, uma revolução silenciosa
CNA – noite de autógrafos
Escola João Franco de Godoy "Contos que encantam"
Colégio Múltiplos – A caverna encantada/ Deixa eu contar um sonho
Escola José Carlos João
Renata Junqueira de Souza, Cyntia Graziella Guizelin Simões Girotto – Literatura e educação infantil: livros imagens e prática de leitura; Literatura e educação infantil: para ler contar e encantar
Pedro Carlos Primo – Coletânea: Contos crônicas e poesias
Emilia de Matos Maltempi – Poemas de Emilia
Luis de Oliveira – Um coração e seus segredos
Rubens Shirassu – Sombras da teia
Luana Alves