9 coisas que aprendi em 2022

Roberto Mancuzo

CRÔNICA - Roberto Mancuzo

Data 27/12/2022
Horário 06:00

A vida sem a fé em Deus é vazia
Não é algo que aprendi só agora, mas dia após dia eu tenho a convicção de que sozinhos não damos conta. Desenvolva sua espiritualidade. Afinal, somos feitos de corpo e alma e se ficarmos apenas na esfera física, estaremos a 50% do potencial. Não sei qual é o nome que você dá a Deus e nem onde é que você rende graças a Ele, mas não se esqueça de amá-lo e de fazer o bem sempre a quem mais precisa.

Não existe meia mentira, nem mentira pequenininha
Poucas atitudes morais neste mundo são tão valiosas quanto dizer a verdade. E não importa quais são as justificativas, a mentira sempre cobrará um preço alto demais. 

Nunca deixe de ser criança 
Não importa o quanto te chamem de “5ª série”. Atitudes infantis são fundamentais para manter o bom humor, a alegria pela vida e a motivação para trabalhar. Fora que a imaginação vai ao céu e a forma como olhamos para os problemas muda consideravelmente. Nunca deixe de ser criança.

Faça-se de doido 
Bem parecido com o anterior, mas a diferença aqui é que ninguém está brincando e você sabe o quanto iria esparramar o leite se decidisse agir ou falar após uma provocação. Mas, ainda assim, uma dose de loucura para se fazer de desentendido é um baita remédio.

Seja legal, mas nunca mole demais 
Se você trata as pessoas como bobas, elas vão te tratar como bobos também. Procure a medida exata para fazer a cobrança certa e dedique-se a ser justo e equilibrado. Grandes consentimentos só podem ser feitos se o outro cumprir com sua parte e isso só mostra que o jogo é limpo e exato.

O que for fazer, faça com muito amor 
Não importa quem irá receber seu produto ou o seu serviço. Não importa se é trabalho ou apenas um favor. Se você se dispôs a fazer e assumiu um compromisso, a entrega deverá ser a mais perfeita possível.

Idealizações são perigosas 
Não se iluda com nada nesta vida. Pode ser um cargo, uma expectativa, um concurso ou pessoas e relacionamentos. Quando queremos que algo dê certo, investimos em idealizações. É natural, mas engrandecer o objeto de amor até a perfeição pode machucar muito.

Você não precisa ser uma coxinha 
Pare com esta mania de querer ser sempre a pessoa mais legal e compreensiva do mundo. Neste caso, as pessoas vão muito mais abusar de você do que realmente dar o devido valor a tudo que faz. Não precisa ser mal, irresponsável ou indiferente, mas observe bem com quem vai gastar tempo e dedicação.

Saber amar
É comum a gente sonhar com um amor perfeito, mas será que você está preparado para o que ele significa e o quanto pode mudar tudo em sua vida? Dizer “Eu te amo” é muito mais sério do que se pensa e esqueça o tempo para que isso aconteça com você. Pode ser num raro momento de distração, mas especialmente só é realidade em uma construção diária, tipo nove meses e contando...

Um feliz 2023 a você que tanto me ensina e a você que hoje aprendeu um pouco mais sobre a vida.
 

Publicidade

Veja também