9 pessoas são detidas por envolvimento no tráfico de drogas

Operação Extramuros ocorreu hoje em outras cidades do Estado de São Paulo e cumpriu 12 mandados de prisão e dois de buscas

REGIÃO - ROBERTO KAWASAKI

Data 26/09/2018
Horário 13:46
Polícia Civil - Materiais apreendidos durante a operação serão analisados pela Polícia Civil
Polícia Civil - Materiais apreendidos durante a operação serão analisados pela Polícia Civil

Na manhã de hoje, equipes da Polícia Civil no Estado de São Paulo cumpriram 12 mandados de prisão e dois de buscas por tráfico de drogas e associação criminosa em sete cidades. Na região, em Presidente Bernardes e Presidente Prudente, a operação denominada Extramuros cumpriu nove mandados de pessoas acusadas pelo transporte de entorpecentes e aparelhos eletrônicos para o interior da Penitenciária de Presidente Bernardes. Destes, seis acusados já estavam em unidades prisionais e outros três foram detidos durante a ação. 

Além da operação na região, o delegado titular da Polícia Civil no município, Daniel Aparecido Viudes, explica que a ação ocorreu, simultaneamente, em Campinas, Guarulhos, São Paulo, Praia Grande e Taubaté, sendo que na última, há uma pessoa foragida. “Foram apreendidos 18 aparelhos celulares, um notebook, uma balança de precisão, 15 porções de maconha e documentos, que serão analisados no decorrer da investigação”, relata o delegado. Ainda, uma mulher foi presa em flagrante por tráfico de maconha em São Paulo. 

Central de controle

A operação teve início em maio deste ano, após buscas ocorridas a um imóvel na periferia de Presidente Bernardes, ocupado por mulheres que fariam visitas a detentos na penitenciária do município. Conforme a investigação, o local funcionava como uma central de controle, onde as visitantes preparavam a droga e celulares, com a tentativa de passar despercebido no rol de entrada da unidade prisional.

“A partir de uma denúncia anônima, o trabalho de inteligência policial passou a fazer monitoramentos, onde foram constatadas células de comando do tráfico e associação dentro da penitenciaria. O trabalho de identificação foi expandido e logramos a captura de algumas pessoas que contribuíam com o tráfico interno e externo”, comenta a autoridade.

Após análise dos materiais apreendidos, o delegado não descarta a possibilidade de um desdobramento da operação, uma vez que outras pessoas podem ter atuado no esquema.

 

 

 

 

 

 

Publicidade

Veja também