90 anos de Reinaldo Fedato: entre paixão pelo violino e a odontologia

Quase secular, prudentino dedicou parte de sua vida ao ofício como dentista e ao talento como violinista amador, que puxou o embalo de muitos casamentos no município

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 01/04/2022
Horário 05:28
Foto: Cedida/Silvia Cristina Fedato Barbosa
Talento de Reinaldo Fedato na música puxou o enredo, ao som do violino, de muitos casórios em Prudente
Talento de Reinaldo Fedato na música puxou o enredo, ao som do violino, de muitos casórios em Prudente

O prudentino Reinaldo Fedato completa nesta sexta-feira 90 anos de idade. Morador antigo da cidade, Reinaldo dedicou parte de sua vida ao ofício como dentista e ao talento como violinista amador, puxando, ao longo de décadas, o embalo de muitos casórios no município. Atualmente, apesar de residir em Prudente, Fedato passa a maior parte do tempo em Ribeirão Preto (SP), por conta da pandemia.
O dentista e amante da música é pai de quatro filhos, frutos do relacionamento com Maria Lira, com quem se casou em 1958 e conviveu até o início dos anos 2000: primeiro veio Reinaldo Júnior, na sequência Eduardo, depois Márcia Cristina e, por fim, Sílvia Cristina. Reinaldo é avô de seis netos: Mariana, Fernanda, Thayane, Thatiane, Bruno e Vítor; e bisavô de três meninas: Isabela, Letícia e Rafaela. 
A primeira esposa de Reinaldo, Maria Lira, deixou este plano em 2002, porém, o dentista reencontrou o amor em outra pessoa em 2006, quando casou-se com a prima Nelzira Weffort, com quem convive até os dias atuais. 

Paixão pela música e a odontologia

Nascido em Presidente Prudente em 1º de abril de 1932, Reinaldo teve o seu primeiro contato com o violino ainda cedo, aos 8 anos de idade, durante uma apresentação circense no município, conta a filha caçula Sílvia Cristina Fedato Barbosa a O Imparcial. “Ele viu a apresentação de violino em um circo, que estava na cidade, e a partir dali se apaixonou. Pediu um violino para o meu avô, ganhou o instrumento e não parou mais. Tudo isso muito menino, aos oito anos de idade”, relata a, também, dentista, que hoje reside na capital paulista. 
Silvia descreve que a história de vida do pai se mescla entra a paixão pela música e a dedicação ao ofício como dentista, no qual atuou por mais de seis décadas. “Ele se formou na 1ª turma da Faculdade de Odontologia de Lins [SP], em 1956. Em 57, retornou para Prudente onde abriu o seu primeiro consultório, ali na Avenida Manoel Goulart . Foi um dos primeiros dentistas da cidade. Ele atuou por 61 anos na profissão, a maior parte do tempo em um consultório lá na [Rua] Doutor Gurgel”, narra Silvia. 
A filha conta que o talento do pai na música puxou o enredo, ao som do violino, de muitos casórios em Presidente Prudente, além disso, compôs por alguns anos o grupo da Orquestra de Presidente Prudente. “Ele participou da Seresta de Prudente e de grupos de músicos que tocava em eventos da cidade. Por isso, ele sempre era chamado para tocar em casamentos, e tocou em vários viu! Fez parte também da Orquestra da cidade”, confidencia a filha, a qual conta que Reinaldo irá comemorar seus 90 anos junto com a família. 

Cedida/Silvia Cristina Fedato Barbosa

Reinaldo junto aos netos, da esquerda para direita, Bruno, Thayane, Mariana, Reinaldo, Fernanda, Thatiane e Vítor 

Publicidade

Veja também