9,6 mil estudantes devem solicitar passe social em PP

Cadastramentos e recadastramentos começaram a ser feitos ontem, no Parque de Uso Múltiplo, em Prudente; primeira semana é destinada apenas a alunos da rede estadual de ensino

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 17/01/2017
Horário 06:55
 

Em Presidente Prudente, a expectativa é que 9,6 mil alunos, entre cadastrados e recadastrados, solicitem o passe social para o transporte escolar gratuito em 2017. De acordo com o responsável pelo Setor de Transporte Escolar da Seduc (Secretaria Municipal de Educação), Ivo Garcia, embora o atendimento tenha iniciado ontem, o dia já começou com grande procura pelo serviço, realizado das 8h às 16h, no PUM (Parque de Uso Múltiplo). A fim de dar conta da demanda, sobretudo nos últimos dias, quando a movimentação se intensifica, a Seduc disponibilizou 50 colaboradores de sua equipe para atender a população. Deste total, 25 prestam o serviço durante a manhã e os outros 25 ao longo da tarde, sem interrupções. "Desta forma, os pais que trabalham podem procurar o atendimento durante o horário de almoço, sem comprometer o expediente", expõe.

Jornal O Imparcial 50 colaboradores prestam atendimentos, 25 em cada turno

Para os pais ou responsáveis que desejam cadastrar ou recadastrar seus filhos, a Secom (Secretaria Municipal de Comunicação) informa que esta primeira semana é destinada somente aos alunos das escolas estaduais – do sexto ano do ensino fundamental II até a terceira série do ensino médio –, com exceção dos estudantes da zona rural ou com necessidades especiais, que estão sendo atendidos exclusivamente na sede da Seduc desde a semana passada. Em contrapartida, os alunos da rede municipal de ensino – do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental I – passam a ser atendidos a partir da próxima segunda-feira, dia 23.

Conforme o canal, o benefício é concedido a todos os estudantes das redes municipal e estadual de Educação que morem a mais de mil metros da escola mais próxima de sua casa ou quando a unidade das imediações comprove a inexistência de vagas. "Sendo assim, têm direito ao passe social alunos do primeiro ao nono ano do ensino fundamental; do ensino médio; do EJA presencial; e do supletivo, também presencial", comunica. Ainda segundo a pasta, após o terceiro dia da entrega da documentação (veja box), o aluno deve comparecer ao CCO (Centro de Controle Operacional) para confirmação e, se aprovado, é feita a emissão do cartão. Já os que farão apenas o recadastramento devem retirar o cartão mediante apresentação do protocolo após o terceiro dia da entrega da documentação, no PUM.

 

Procura


A reportagem esteve no PUM na manhã de ontem e constatou movimento tranquilo e atendimento imediato nas primeiras horas do dia. O pintor Waldir Gaspar, 46 anos, foi uma das pessoas que aproveitaram o sossego da manhã para efetuar o procedimento. Uma vez que sua esposa é acamada, Waldir conta que pagar o transporte escolar para a filha se torna "economicamente inviável". "Tenho gastos altos com a minha esposa, então, não sei o que faria sem o suporte do passe social, que já é concedido para a minha filha há quatro anos", afirma.

A babá Marinete Figueiredo Silva, 52 anos, levou a filha, Bruna Silva Bonfim, 15 anos, para fazer o cadastramento pela primeira vez. Segundo ela, o recurso será uma forma de economizar em meio a um cenário difícil. "Quebra um galho", aponta. Já a doméstica Simone Francisco Aguilar, 38 anos, afirma que um de seus filhos utilizou o passe social por oito anos, enquanto outro aproveita agora a segunda oportunidade. "Nós moramos no Brasil Novo, mas ele estuda no centro. Sendo assim, o passe social dá a ele a oportunidade de se locomover para a escola", pontua.

 

SERVIÇO


O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, no PUM. Mais informações podem ser obtidas na Seduc, localizada na Rua Cyro Bueno, 86, no Jardim Cinquentenário, ou por meio do telefone 3918-4100.

 

PASSE SOCIAL


 

O que levar para o cadastro


- Atestado de matrícula;

- Cópia da certidão de nascimento, RG ou RG escolar;

- Cópia do comprovante de endereço mais recente (luz ou telefone);

- Declaração da escola mais próxima sobre inexistência de vagas (apenas para quem reside a menos de mil metros da unidade mais próxima).

 

O que levar para o recadastramento


- Atestado de matrícula;

- Cartão do passe social de 2016;

- Cópia do comprovante de residência mais recente (luz ou telefone).

 

Aos alunos da zona rural ou com necessidades especiais


- Além da documentação citada, uma foto 3x4;

- No último caso, o laudo que atesta a necessidade especial.

 
Publicidade

Veja também