A alegria do Ressuscitado transforma nossa vida

Diocese Informa

COLUNA - Diocese Informa

Data 07/04/2024
Horário 04:08

Com essa exaltação, proclamada pela Igreja no Anúncio Pascal, os cristãos expressam aquilo que de fato simboliza o Mistério da Ressurreição do Senhor; ou seja, a alegria verdadeira pela vitória de Jesus sobre o pecado. Jesus reconciliou-nos com o Pai para nos trazer a salvação e redenção. Assim como Maria Madalena, diante do sepulcro vazio e do suposto “jardineiro” brotam a angústia e o medo decorrentes da ausência de Cristo. O ser humano sem fé e comunhão com Deus, entregue ao pecado tem a sensação do abandono. Porém Deus ressuscitou Jesus dos mortos e nos trás a comunhão com Ele, oferecendo a vida nova que brota da entrega do seu Filho na cruz. Também nós, na experiência do cotidiano, senão O buscarmos com a mesma intensidade de Maria Madalena podemos correr o risco de não encontrá-Lo, pois o grande perigo é de não reconhecê-Lo nos sinais que nos conduzem à sua presença. Encontramos com Cristo Ressuscitado em nossas orações pessoais, na vida comunitária, no próximo que pede e suplica nosso auxílio a fim de exercermos o que Jesus nos ensinou por meio do acolhimento e amor ao próximo, através de obras de caridade. Levamos ao coração de todas as pessoas a presença do Cristo ressuscitado, que trás vida nova, esperança e alegria de continuarmos nossa caminhada terrena rumo à vida eterna. O pregão pascal que afirma: “Não está aqui, mas ressuscitou”! (Lc 24, 5-6). Brota, portanto, uma alegria contagiante do encontro com esse Cristo ressuscitado que nos impulsiona a anunciá-Lo; como Maria Madalena e as outras mulheres do Evangelho após o encontro com Jesus. Vamos ao encontro do próximo servindo a todos, como Jesus deixou este exemplo na Quinta-Feira Santa, através da cena do lava-pés, que o serviço e a doação ao próximo nos preenchem de alegria para amenizar a dor e sofrimentos de todas as pessoas que padecem. 

MINI SERMÃO
A oração além de nos fazer sermos mais íntimos de Deus, é um diálogo que nos faz corresponder ao chamado do Senhor. A oração estimula em nós o desejo de estarmos sempre em comunhão com o Senhor. Por meio da escuta de sua Palavra, através do processo de discernimento aprendemos a distinguir por meio da oração os propósitos do Senhor e nos comprometemos a oferecer uma resposta por meio de uma ação concreta. Por isso que orar e ação são dois meios interligados; para podermos ser exemplo de unidade com a Trindade e os nossos Santos de devoção. 
(Autor: Padre Armando Nochetti) 

AGENDA PAROQUIAL
-Presidente Prudente – Distrito de Montalvão
-Missas aos Domingos 8h e 19h. 

MENSAGEM DO PAPA

Papa Francisco em sua reflexão sobre o: “A alegria do Ressuscitado, transforma nossa vida”

O papa enfatiza então que a alegria da Ressurreição não é algo distante, mas "está muito próxima de nós, porque nos foi dada no dia do nosso batismo". A ressurreição de Jesus não é apenas uma notícia maravilhosa ou o final feliz de uma história, mas algo que muda nossa vida completamente e para sempre! É a vitória da vida sobre a morte, da esperança sobre o desânimo. Jesus rompeu a escuridão do sepulcro e vive para sempre: sua presença pode iluminar qualquer coisa. Ele nos trouxe a vida nova que brotou de sua entrega na cruz para vencer a morte do pecado e nos trouxe a salvação. O papa Francisco convidou os fiéis, à cultivarem em seus corações a alegria, ressaltando que isso somente é viável por meio do encontro com o Ressuscitado, através da oração, meditação da Palavra de Deus e experiências pessoais da fé em Cristo Jesus nosso Redentor. Esta alegria não é tirada do coração daquele que fez o seu encontro pessoal com Cristo; a mesma alegria que nos leva a testemunhar estas experiências com as ouras pessoas. 

Padre Armando Nochetti 
Admi. Paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Graças – Montalvão. 
Instagram: @sna_armando
Facebook: Armando snz
Informações: Cúria Diocesana (18) 39185000

Publicidade

Veja também