A boa e velha pesquisa...

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 17/01/2023
Horário 03:45

Começo de ano e a realidade é a mesma para a maioria das famílias brasileiras: IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores), IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), seguros e tantos outros impostos e boletos. E... o material escolar. As listas das escolas estão nas mãos dos pais que precisam entregar os itens nas unidades até o fim do mês e fora os produtos de mochila. Enfim, mais um gasto para a casa.
O importante neste período para quem quer economizar é, realmente, a pesquisa e até a pechincha. A diferença de preços de uma loja para outra pode ser impressionante e afetar diretamente no bolso e orçamento da família. É essencial que haja essa disponibilidade para poder economizar...e bota economia nisso.
Ver o que pode ser reaproveitado também é uma boa dica. Lápis de cor, cadernos com pouco uso, apontador, mochilas em boas condições. Tudo pode ser revisto e reutilizado, o que impacta também na conta final da lista. Como publicado neste diário, mesmo com a alta de até 30% nos preços de artigos escolares, segundo projeção da ABFIAE (Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares), a venda de materiais escolares deve crescer em 2023. O prognóstico de aumento de vendas de artigos escolares vem de lojistas do segmento em Presidente Prudente. 
Ainda foi dito que frente a alta nos preços dos materiais escolares para 2023, o economista Moisés Martins aconselha cautela para realizar a aquisição dos artigos necessários. A pesquisa pode ser feita de casa, usando a tecnologia. No caso daquela ou daquele que não tem acesso ou muita prática com a internet, a pessoa deve sair, no mínimo, em três ou quatro lojas fazendo esta pesquisa e optar por aquilo que é mais barato. O ganho para quem se aprofunda na consulta dos preços gira em torno de 10% a 15% em relação a uma compra de primeiro momento.
Vale a pena a pesquisa e a pechincha. E sempre dar aquela “choradinha”, principalmente se o pagamento for à vista. Ver as condições de pagamento também é um passo fundamental. Fora isso, só aguardar o ano letivo começar e ver a alegria das crianças com os itens novos ou renovados. 

Publicidade

Veja também