A coluna publica nesta edição entrevista exclusiva com dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano de Presidente Prudente.

Turismo religioso

COLUNA - Turismo religioso

Data 22/11/2022
Horário 05:16

Após a pandemia e com os retornos aos poucos da normalidade, como V. Exª. Rev.  está prevendo esse trabalho de volta às atividades religiosas, em especial para Santo Expedito, o único pólo turístico religioso da região de Presidente Prudente?

A pandemia foi um momento muito difícil para toda humanidade, afetando substancialmente os locais de peregrinação, onde fiéis frequentemente se dirigem para agradecer graças alcançadas ou suplicar a Deus para superar as dificuldades e tribulações pessoais, familiares e comunitárias. “Com o início da pandemia no ano de 2019, notou-se uma queda significativa de pessoas que frequentavam os santuários e locais turístico religioso. O Santuário Santo Expedito sentiu essa queda. Agora, com a significativa baixa da pandemia, observa-se claramente uma crescente cada vez maior de pessoas que procuram aos santuários e locais de peregrinação. Em Santo Expedito não está sendo diferente, pois desde o início do ano, nota-se um aumento de peregrinos, seja para alcançar graças, seja também para visualizar o avanço desse Santuário Diocesano que a cada dia está mais belo, principalmente com a cúpula, o gorochel e piso do presbitério ali instalados recentemente. “A fé, alegria e esperança motiva-nos a trabalhar pela conclusão desse Santuário, pois estamos vivendo um novo tempo repletos de bênçãos e graças. Com certeza as peregrinações superarão o número de pessoas anterior a pandemia. “Aconselho ao Padre Umberto, a investir em formações e orientações seguras, buscando cada dia mais qualificar a equipe de acolhimento, visando o aumento de peregrinos, para que eles se sintam bem acolhidos e elencando as fases previstas para a conclusão da obra.

 

Como V.Exª. Rev.mª avalia o trabalho desenvolvido pela comunidade expeditense em relação àquela obra?

A comunidade expeditense abraçou integralmente a obra com carinho e amor, uma vez que a mesma é um marco turístico religioso na região, principalmente para a Diocese e a cidade de Santo Expedito, pois além da beleza arquitetônica e grandeza, o Santuário é um orgulho para todos. “Nota-se claramente que toda comunidade não mede esforços para a construção do mesmo, o que motiva e impulsiona ainda mais os devotos e peregrinos a também corresponsabilizar-se pela obra.

 

Que orientação poderia ser dada pela Cúria Diocesana aos projetos da comunidade como um Município de Interesse Turístico?

Exorto ao Padre Umberto, toda sua equipe e as autoridades municipais de Santo Expedito, a trabalharem unidos, buscando oferecer a todos calorosa acolhida e instalações dignas aos devotos e peregrinos, pois a medida que avança na construção e término do Santuário, é crescente o número de visitantes, inclusive de regiões distantes. É necessário também que haja investimentos no setor hoteleiro e serviços diversos, por isso, exorto também aos empresários a investirem em Santo Expedito, pois nota-se um grande potencial turístico, trazendo melhorias econômicas em todos os campos da cidade e região.

 

Qual a importância do Santuário de Santo Expedito para a região, como único pólo turístico?

R - O Santuário Diocesano de Santo Expedito, pela sua grandiosidade e beleza arquitetônica, já é, e será num futuro muito breve, um referencial turístico religioso na região, no Brasil e até mesmo para peregrinos de outros países. Por isso, é necessário, que a comunidade continue trabalhando para oferecer o que há de melhor: acolhida calorosa, fervorosa e humanizada, buscando oferecer todos os meios de preencher os anseios dos visitantes. “Acolher bem é evangelizar”.

 

Que conselho poderia ser dado pela Cúria Diocesana de Presidente Prudente, para a comunidade católica de uma das menores cidades do país, mas que por força do potencial religioso atrai fiéis de todas as partes do país?

A história da salvação tem nos mostrado como Deus sempre serviu de pessoas simples, humildes e de lugares pequenos para revelar a grandiosidade de sua força e poder. Com Santo Expedito, não será diferente, pois, apesar de ser uma das menores cidades da região, a edificação desse belíssimo Santuário, demonstra como Deus escolheu para esse lugar, perpetuar seu nome em nossa Diocese e região. Por isso aconselho a toda comunidade a revestir-se de mansidão, bondade, carinho, misericórdia e missionariedade, para que assim, manifeste o rosto de Cristo e cative corações para Deus e a Igreja.

 

Como esta Cúria avalia a grande aceitação de Santo Expedito como Santo das Causas urgentes, que atrai milhares de devotos de toda a região e regiões vizinhas?

Lembremos que toda pessoa humana é sedenta de Deus, de graça e bens celestiais. Ora, como Santo Expedito é o Santo das causas urgentes, e os peregrinos que ali se dirigem tem sentido sua intercessão eficaz nas dificuldades cotidianas, vê-se cada dia mais um crescente número de devotos vindo de todos os lugares, inclusive regiões distantes, suplicando bênçãos e graças nas necessidades que acompanham as famílias nos dias atuais.

 

Como V. Exª. Rev.mª vê o trabalho de divulgação semanal do potencial turístico de Santo Expedito, na coluna Turismo Religioso no jornal O Imparcial?

A coluna Turismo Religioso no jornal O Imparcial, é um veículo de comunicação que tem grande credibilidade e alcance em toda região. Os profissionais do Jornal O Imparcial, conhecedores da riqueza, grandeza, potencialidade e singularidade, cada dia mais se esforçam de mostrar a importância dos trabalhos realizados no Santuário. “Por isso, quero agradecer e parabenizar a toda equipe, suplicando a Deus, por intercessão de Santo Expedito, copiosas benção e graças sobre todos. Faço votos que cada dia mais, esse espaço seja utilizado para apresentar aos fiéis, devotos e a toda comunidade, as últimas novidades que o Santuário Diocesano de Santo Expedito tem nos oferecido.”

 

                               Fé em trovas

Bem mostra nesta coluna

A força de Santo Expedito

Com palavras otimistas

Do Bispo D. Benedito.

                               (José Costa)

 

Foto(Cedida) –

Dom Benedito em uma celebração em Santo Expedito

Publicidade

Veja também