A cozinha voltou

WILLIAM ASAPH YANRAPHEL

COLUNA - WILLIAM ASAPH YANRAPHEL

Data 10/10/2020
Horário 03:29

A cozinha da Apae (Associação de Pais Amigos Excepcionais de Rancharia) voltou com tudo para a confecção dos tradicionais pratos. Todas as terças-feiras, o menu é o carro-chefe da Apae: cueca virada, que pode ser encomendada pelo valor de R$ 8. Nas sextas-feiras, o menu varia e vai desde o feijão gordo a deliciosos doces e salgados. É importante ressaltar o comprometimento da Apae no auxílio às pessoas com necessidades especiais e que todos os protocolos exigidos pela Vigilância em Saúde estão sendo adotados. Quem puder contribuir adquirindo um prato, deve solicitar pelo WhatsApp: (18) 99700-1902.  

Corrida eleitoral

Os postulantes à cadeira mais cobiçada do Executivo já foram definidos. Serão quatro candidatos à Prefeitura de Rancharia: o candidato à reeleição, Iéia, pelo PSDB, por meio da coligação “Unidos por Rancharia”, com o vice Pedro Neto (MDB). Já Marquinhos do Povo, disputará pelo DEM, junto ao vice Natalino Bueno (Republicano), pela coligação “De Mãos Dadas com a Verdade e com o Povo!”. No Partido Verde, Miguel da Farmácia sairá à disputa junto com Leonildo Agissê, também do PV. Rud Gradiski é candidato a prefeito pelo partido Cidadania e disputará o pleito com o vice Bruno Cavalcante do mesmo partido. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) registrou em 2018, em Rancharia, 24.806 eleitores cadastrados e aptos para votar. São 12.843 (51,8%) do sexo feminino, e 11.922 (48,1%) do masculino. O 1º turno das eleições 2020 será no dia 15 de novembro e o 2º turno no dia 29 de novembro de 2020.

Crise varejista x recuperação

Com as vendas em lenta recuperação, em meio ao relaxamento do isolamento social na maior parte do país, o varejo enfrenta um novo desafio: o de repor estoques. Em Rancharia, comerciantes de setores diversos relatam atrasos de entrega pela indústria, falta de produtos e aumento de preços, o que afunila margens mediante a impossibilidade de repasse ao consumidor, que percebe a economia ainda desvitalizada. Para tentar atenuar o impacto da crise gerada pelo novo coronavírus, a Associação Comercial e Empresarial da cidade tem realizado ações de fortalecimento e incentivo aos MEIs (Microempreendedores Individuais). A expectativa é que até o final do ano a economia volte a crescer de forma gradativa e promissora.

Quatá resgatando memórias

O advogado e historiador, Luiz Geraldo Floeter Guimarães, administra o grupo no Facebook que chama atenção pelo tema: “Quatá Resgatando Memórias”. A associação traz fotos, vídeos e histórias sobre os locais relacionados à cidade de Quatá. A página, que já contabiliza 7,4 mil pessoas, se tornou uma comunidade onde pessoas compartilham experiências e relatos empíricos no mesmo momento em que agregam valor à construção cultural e histórica da cidade. Como já dizia Icomo em 1980: "a preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural é necessária, pois esse patrimônio é o testemunho vivo da herança cultural de gerações passadas, que exerce papel fundamental no momento presente e se projeta para o futuro, transmitindo às gerações por vir as referências de um tempo e de um espaço singulares, que jamais serão revividos, mas revisitados, criando a consciência da intercomunicabilidade da história". O grupo é aberto a todos e poderá se tornar um livro sobre a cidade futuramente.

Voto pelo celular?

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) irá iniciar, durante as eleições municipais deste ano, testes que possam permitir o voto, de forma segura, por meio do aparelho celular. Por enquanto, a votação virtual será realizada em Curitiba (PR), Valparaíso (GO) e São Paulo (SP). Caso seja efetivada essa nova modalidade de votação, os custos do processo eleitoral serão reduzidos, entre eles, o transporte de urnas para regiões remotas, além de facilitar o voto para aquelas pessoas que precisam se deslocar de suas casas e viajar por horas para votar. O TSE está selecionando empresas que façam a operação do projeto de votação virtual. Essa tecnologia será aplicada no dia das eleições municipais

Publicidade

Veja também