A criatividade e as descobertas por acaso 

OPINIÃO - João Cezário

Data 28/11/2023
Horário 04:30

Serendipity é uma palavra em inglês que significa uma feliz descoberta ao acaso, ou a sorte de encontrar algo precioso onde não estávamos procurando. Seria equivalente ao eureca. Tem a ver com o fato de identificar oportunidades em problemas ou situações inesperadas 
Muitos empreendedores encontraram a sua oportunidade de negócios recorrendo aos insights que aconteceram quando estavam tentando resolver problemas que ainda não tinham sido estruturados. A história apresenta vários casos: em 1941 o velcro foi inventado por um engenheiro suíço. Ao sair para passear com o seu cão observou que carrapichos grudaram na sua roupa e ao pelo do cão. Ao examinar no microscópio decidiu inventar um material que copiasse o mesmo sistema.
O micro-ondas foi inventado quando um militar norte-americano notou que a bala de chocolate que estava em seu bolso amoleceu quando ele estava parado próximo ao um magnotron, dispositivo usado no desenvolvimento de radares. As ondas eletromagnéticas de alta frequência fizeram as moléculas do doce vibrar e gerar calor por dentro.
Em uma tentativa frustrada de fazer cereal para pacientes de um hospital, dois irmãos norte-americanos deixaram um pote de trigo cozinhando durante uma noite toda. No dia seguinte amassaram o trigo e perceberam que flocos haviam se formado. Deixaram secar e serviram. Tinha ficado mais saboroso do que o milho. Abriram uma fábrica de cereais matinais.
A Intepp (Incubadora tecnológica de Presidente Prudente) tem recebido no seu processo de incubação diversas ideias que se tornaram negócio até a sua graduação, que surgiram por insight: dois professores e pesquisadores da atividade de natação desenvolveram um startup ao acompanhar e aferir o desempenho de praticantes deste esporte com um app. 
Na área de agronomia, foi incubada uma empresa de base tecnológica focada no desenvolvimento de ferramentas que auxiliem a tomada de decisão e no manejo da lavoura algodoeira.
Na área de eventos, ao observar o aumento desta atividade, foi criada uma plataforma segura e intuitiva que prospecta e gerencia eventos com segurança e praticidade.

Publicidade

Veja também