A estória na história

OPINIÃO - Arlette Piai

Data 30/06/2020
Horário 04:16

Entre os homens iluminados da história destaca-se Benjamim Franklin, por ter conduzido um salto à humanidade. Além de dominar a eletricidade, iluminou o mundo com o conceito de liberdade em época de crueldade monárquica em que o povo era escravo de um rei. Franklin ofereceu à humanidade o conceito de democracia, a luz da liberdade de pensamento e de expressão, o direito de igualdade perante a lei, e o conceito de fraternidade. Suas ideias inspiraram a Revolução Francesa em 1789 libertando o povo da crueldade do rei Luiz XVI condenado à guilhotina. E assim, com a Revolução Francesa, nasceram os ideais de igualdade, liberdade e fraternidade. Os brasileiros da “estatura” de Benjamim Franklin foram Rui Barbosa e José Bonifácio, o patriarca da Independência do Brasil. 

Certo é, leitor, que os Três Poderes estão cheios de “gafanhotos”, é fato. Mas podemos mudar com o voto

Hoje, muitos que chegam ao poder agarram-no com unhas e dentes “até que a morte os separe”. Há também o desejo incontido e genocida de concentração “do poder de rei” em mãos do Executivo e tal fato já iniciou com a vontade incontida de rasgar a constituição que garante os direitos inalienáveis dos cidadãos. O processo ocorre sempre do mesmo jeito: perseguição aos adversários, formação de milícias, tentativa de proibir a imprensa profissional, o enaltecimento de ditadores do passado, à afronta ao jurídico nacional. Certo é, leitor, que os Três Poderes estão cheios de “gafanhotos”, é fato. Mas podemos mudar com o voto.  E na ditadura, como fica? 

O Brasil, um país grande, pode tornar-se um grande país. Mas os interesses pessoais e familiares, a ganância, a presunção de permanecer para sempre no poder impede a governabilidade; a estória pode se impor à história. Mas resta-nos, leitor, as bênçãos das instituições fortes do Brasil e de um povo trabalhador e de fé; caso contrário, já teríamos caído no Nazifascismo de esquerda ou de direta. Franklin inspirou José Bonifácio, que inspirou o Brasil, que inspirou os brasileiros. Seu alerta é que se houver governo abusivo e usurpador da democracia, cabe ao povo o direito de exigir mudança ou instituir novo governo. “Tem-se dito que a democracia é a pior forma de governo, salvo todas as demais formas que têm sido experimentadas desde o início da história”. (Winston Churchill)

 

 

 

Publicidade

Veja também