A expressão verbal

OPINIÃO - Hélio Martinez

Data 14/12/2017
Horário 11:37

A palavra, incrivelmente, detém o poder criativo da pessoa. Através dela você tudo manifesta. Uma vez proferida, é como uma flecha desferida. Não tem retorno. Então, o que você, caro leitor, sonha, sente e realmente é, serão sempre manifestados através da expressão verbal. “No início era o Verbo, havia o Verbo, e o Verbo era Deus”. A palavra é o poder de criar todos os eventos em nossa vida. É a mais poderosa ferramenta que o ser humano possui. Com esse poder, todavia, representa uma faca de dois gumes. Ela pode criar, mas também pode destruir. Uma de suas lâminas é o mau uso. A outra é a impecabilidade que cria beleza, amor e o próprio céu na terra. Dependendo de como usá-la pode ocorrer libertação ou escravidão.

Ela é tão poderosa que pode mudar ou destruir a vida de milhões de pessoas, já que a mente humana é um terreno fértil onde sementes da vida são plantadas continuamente. Recordo-me de uma pessoa que se intitulou como formador de opiniões. Acredita ele que pode transformar o ser humano com suas palavras. Ocorre que essa transformação pode ser para o bem ou para o mal. Aproxima-se o final de mais um ano. Para muitos é apenas o virar da folhinha. Para outros significa esperança de vida nova, de melhoras, de mudanças na esfera terrestre, na política, nas finanças, enfim, em tudo.

Ocorre, porém, que as perspectivas não são boas. Quiçá, piores. Como amenizar ou melhorar essa situação? Perguntamos todos. Penso que a palavra que antecede o gesto, a atitude pode trazer quimeras e até mesmo nova realidade. Através da palavra podemos mostrar a nossos amigos que os políticos atuais, com exceções, obviamente, não podem continuar a representar-nos. Os escândalos são demais, as corrupções representam a regra. A honestidade, a exceção. Para ter esse poder de persuasão, imprescindível se torna a fé. Vamos fechar os olhos por instantes e sentir a presença do Criador do Universo nos guiando. Inspirem profundamente e sintam o ar encher seus pulmões, pensando que o ar é o amor. Sabemos que o nosso Deus tem um nome verdadeiro: é o Amor, já que nos ensina a amar a vida, sem condições, expectativas, obrigações ou julgamentos.

Amanhecer, então, pensando que hoje é um novo dia, um dia muito especial. Vamos partilhar com Deus o sonho da liberdade, da honestidade, da crença, da fé inabalável. Nesse sonho, por certo, teremos uma visão do Brasil pujante, da honestidade retornando, de seres humanos nos governando com carinho, competência, amor no coração e honestidade. Virá, breve, a “carta de combate à corrupção” de autoria de juristas que se agruparam para tal mister. Assim, depende de nossa expressão verbal, depende de sermos formadores de opiniões para o certo, discernindo e espargindo palavras férteis, que germinarão como sementes plantadas em pessoas boas que somos nós, brasileiros. Deus está no comando e nos ensinará o melhor caminho. Agradeçamos à Ele. Obrigado, Criador do Universo, por me iluminar e me mostrar o caminho a ser trilhado. Obrigado por viver em meu interior, por usar minhas palavras, meus olhos e principalmente, seu amor, aonde quer que eu vá. Jamais deixaremos de ter fé. Ele é a alavanca que muda o mundo, o rumo das histórias e, quiçá, mudará o Brasil, como ansiamos ardorosamente.

Publicidade

Veja também