A Igreja Católica e a política

OPINIÃO - Sandro Rogério dos Santos

Data 17/07/2022
Horário 05:00

A Carta Encíclica Fratelli Tutti – sobre a fraternidade e a amizade social (3/10/2020) apresenta a filosofia política do papa Francisco no capítulo quinto (“a política melhor”): a política no nível da caridade e, para ser autêntica, presente nos campos sociais; o “Amor político” reconhece todo ser humano como irmão e irmã e busca o seu desenvolvimento integral, concretizado em políticas públicas que favoreçam, especialmente, os mais pobres e marginalizados.
Francisco aproxima a política de definições como: caridade, nobreza, amor, bem comum. Sem deixar de constatar e criticar formas maléficas de exercer a política para a sociedade, ele pergunta: “Poderá o mundo funcionar sem política? Poderá encontrar um caminho eficaz para a fraternidade universal e a paz social sem uma boa política?” (FT, 176). Qual a sua resposta para essas perguntas?
Inspirado no exemplo de Cristo, o papel da Igreja Católica quanto à política é ser como o Bom Samaritano (cf. Lc 10,25-37) que atende generosamente a todos deixados quase mortos na beira da estrada. Ao longo de sua história, a Igreja sempre teve presença significativa e atuante na vida do país, em vista de mais justiça e solidariedade para os que sofrem e são excluídos. Nas últimas décadas, sua intervenção fez-se mais incisiva na defesa dos pobres e no serviço da justiça e solidariedade. Inspirada e guiada pelo apelo radical do Evangelho e da Doutrina Social (DSI) oferece sua contribuição para o bem comum.
A DSI compreende um conjunto de orientações quanto às questões sociais nos documentos escritos pelos papas (desde 1891) sobre a realidade social. São reflexões para iluminar a realidade social com a força do Evangelho, não para interferir na soberania dos países. A primeira encíclica da DSI foi a Rerum Novarum (1891) do papa Leão XIII. Escrita no contexto da Revolução Industrial, ela trata sobre a dignidade da pessoa humana, os direitos dos trabalhadores, o valor da família, o direito à propriedade particular, os direitos e deveres do estado, as classes sociais. Assunto que, ainda hoje, são atuais.
A ideia acima consta da Cartilha de Orientação Política 2022 – A Política Melhor, produzida pelo Regional Sul 2 da CNBB (Paraná). Nossas paróquias distribuirão exemplares aos fiéis. Afirmou o papa Francisco: “ser cidadão fiel é uma virtude, e a participação na vida política é uma obrigação moral” (EG, 220). O Evangelho, fonte da dignidade humana e da fraternidade, seja a base de todo diálogo em vista de uma política em prol da vida e da paz!
Seja bom o seu dia e abençoada a sua vida. Pax!!!
 

Publicidade

Veja também