A importância da sociedade civil para a comunidade

Quando grupos e/ou entidades se unem para desenvolver ações de interesse público em comum, de forma isenta e ativa, a esta ação se denomina sociedade civil organizada. Este trabalho vem, ao longo dos anos, respondendo de diferentes maneiras aos retrocessos no campo dos direitos sociais que [ainda] acometem o Brasil.

O trabalho deve ser em conjunto com o governo em busca por direitos e por uma sociedade mais justa. Mas, será que é isso que ocorre na prática? Será que os governos atuam de forma transparente e aceitam que aqueles que os colocaram no poder influenciem sua gestão?

Passamos por um momento difícil na saúde pública e uma crise política muito maior a qual já estávamos inseridos. Mas é em períodos instáveis como esse que a sociedade civil organizada aponta caminhos para restabelecer o equilíbrio político e social de que o nosso município, Estado ou país tanto necessita para consolidar a democracia e o crescimento econômico. Afinal, sociedade civil é o lugar das lutas sociais e onde também se definem as propostas coletivas.

Deveras, discurso bonito não enche barriga. Durante o período eleitoral que vai iniciar em breve, entidades podem e devem informar os eleitores para que busquem informações sobre candidatos durante o pleito. Afinal, é por meio do debate, da troca de ideias e críticas construtivas que a máquina pública poderá funcionar de maneira adequada e contribuir para diminuição da ineficiência da administração e para extinguir a corrupção.

O papel da sociedade civil, hoje e sempre, deve ser a articulação, a intervenção, a fiscalização e a pressão

O papel da sociedade civil, hoje e sempre, deve ser a articulação, a intervenção, a fiscalização e a pressão. Reivindicar diretrizes e participar ativamente das decisões do poder público. É através da cidadania que buscaremos o desenvolvimento regional e um ambiente propício ao investimento.

O administrador público que não se atenta a tais premissas e aceita que a sociedade lhe corrija rumos, estribada em conhecimento técnico e vontade da maioria, certamente será deixado de lado, até cair em completo esquecimento no fluxo e refluxo do mar da sua ignorância.

 

 

 

Veja também