A importância das cuidadoras no manuseio de idosos com deficiência auditiva

OPINIÃO - Sergio Munhoz Pereira

Data 17/09/2025
Horário 04:30

Dez milhões: este é o número se considerarmos todos os casos de deficiência auditiva no Brasil. E boa parte destas pessoas envelhece e segue surda na terceira idade, tornando-se um desafio para familiares ou mesmo para políticas públicas de saúde.
Por mais que  tenhamos, familiares, cuidadoras de idosos, do conhecimento a Língua Brasileira de Sinais - Libras - ela só foi reconhecida oficialmente em 2002 e, portanto, muitos dos idosos de hoje não possuíam acesso tanto nas escolas bem como em instituições, e assim, não  conseguem se expressar adequadamente. Ficaram limitadíssimos a uma boa qualidade de vida.
E para piorar, com o envelhecimento, várias doenças podem acompanhar o idoso, como hipertensão arterial, diabetes, artrose, artrite e, especialmente, os transtornos mentais, como ansiedade e depressão, trazendo prejuízo para boa autonomia e independência destes pacientes.
E ainda mais, temos idosos surdos que apresentam necessidades especiais, com baixo grau de visão, amputados devido diabetes, ou ainda graus variáveis de limitação cognitiva, e  nem sempre a família consegue mantê-los sozinhos no dia a dia, necessitando de auxiliares.
Ainda não tão frequente, surgem a cada dia cuidadoras de idosos com capacitação em Libras, preenchendo um pouco as necessidades de muitas famílias e que se empenham na dedicação a estes pacientes.
Saber interpretar as necessidades dos idosos com deficiência auditiva quando surge um quadro de dor no joelho, no ombro, ou mesmo surgimento de infecções pulmonares ou urinárias, nem sempre é fácil, mas fazem destas profissionais cuidadoras papel extremamente importante.
Só o fato destas cuidadoras habilitadas nestes casos já estarem presentes no dia a dia de lares ou mesmo trabalharem em instituições de longa permanência, com certeza já conseguem diminuir boa parte dos sintomas de ansiedade destes idosos e evitar períodos críticos de depressão.
Estimular cuidadoras de idosos a se especializarem no aprendizado de Libras é nosso objetivo principal e, assim, o atendimento consiste em conseguimos proporcionar aos idosos com deficiência auditiva melhoria neste processo natural da velhice.

Publicidade

Veja também