A inovação como ferramenta para a retenção de talento!

Luis Isique

COLUNA - Luis Isique

Data 11/02/2021
Horário 06:45

Como usar a inovação como uma ferramenta diária para retenção de talentos dentro da sua empresa?
Este artigo de hoje buscará responder algumas questões para todos que precisam identificar formas de reter talentos nas empresas ou até mesmo você que se vê subutilizado no trabalho que faz e, antes de tomar uma decisão de sair do emprego, decide inovar e percebe que pode fazer mais e crescer na empresa em que trabalha.
Sem enrolação! Apenas faça pequenos testes durante uma semana como empregador ou gestor em uma empresa, pode ser de qualquer segmento ou área de serviço.
Diariamente (durante uma semana) converse com os profissionais que fazem parte do seu quadro de funcionários (avise que não sofrerá nenhum tipo de represália) e pergunte: O que você acha que deve ser melhor na empresa? (individualmente). Deixe a pessoa falar, apenas ouça. Agradeça e vai anotar tudo que ela falou.
Na outra semana, mude a pergunta a todos (individualmente): Aquilo que você comentou comigo semana passada, como você acha que pode ajudar nas mudanças? Apenas ouça e anote novamente. Na terceira semana, você apresenta as propostas e soluções que você mesmo coletou, faça um slide para mostrar as questões e não coloque nomes das pessoas, apenas mostre os resultados. 
Coloque apenas três itens para você acompanhar se o time está performando melhor: a) melhoria na comunicação, b) melhoria nas vendas e c) melhoria nos processos.
Depois faça isso toda semana, converse com todos, alinhe expectativa e realidade, você perceberá que às vezes a inovação dentro de uma organização vem pelo ambiente em harmonia na leveza da vida. 
Isso é inovação em gestão, inovação em processos, inovação em gestão de pessoas. Quando você lida com pessoas, é necessário apenas ouvi-las, deixá-las trabalhar, soltar a pessoa para ela errar, aprender, corrigir, melhorar e criar.
Talvez você esteja se perguntando como fazer isso com pequenas empresas? Utilize as mesmas sugestões, toda grande empresa um dia começou pequena. 
Talvez você no momento é um funcionário, e também esteja querendo inovar em alguma coisa, mas, às vezes, a empresa esteja em outro momento. Bom, a minha sugestão é fazer as mesmas sugestões, porém, apenas com você, trace metas de melhoria individual, identifique falhas e já sugira uma melhoria na empresa, esteja preparado para ser notado. Todo inovador sofre no começo, mas dá certo.
Se você é de RH fica mais fácil sugerir esse tipo de mudanças na empresa. Tenha em mente que é melhor sempre o líder da empresa conversar com as pessoas, nem que seja online e privado, mas a ferramenta é essencial para você identificar uma retenção dos seus talentos. 
 

Veja também