A inovação vem de pessoas, não de máquinas

Luis Isique

COLUNA - Luis Isique

Data 16/05/2020
Horário 05:24

As empresas são organizações com seus propósitos, estão situadas em regiões que possuem culturas, e também, são operadas e gerenciadas por pessoas que possuem suas culturas e crenças.

Independente da cultura ou região do país, as empresas precisam gerar lucro para poder manter suas operações, gerar emprego e renda. Já faz algum tempo que a frase, minha empresa precisa de inovar para manter-se competitiva vem sendo falada, alguns líderes até começaram alguns movimentos dentro das organizações.

Diversas ações foram realizadas em diversas organizações, mas as que tiveram maiores resultados utilizaram técnicas realmente provocativas, inovadoras, disruptivas e ainda totalmente livres para as pessoas envolvidas no processo de inovação da empresa.

A primeira ação é incentivar através de pequenos grupos a busca por ideias que possam melhorar os processos, comportamentos, entrega para os funcionários e clientes do produto ou serviço. Essa ação começa pela cultura da empresa, geralmente mudar uma cultura seja das pessoas ou região não é uma tarefa fácil, muito menos rápida, devem-se recomendar estudos e ajuda profissional.

Depois que fez um teste como o grupo pequeno, veja as lições aprendidas nesse processo e aumente aos poucos a iniciativa para outros grupos, misture pessoas de departamentos diferentes na iniciativa.

Como fica os líderes que precisam realizar diversas tarefas no dia em relação a essa nova iniciativa na empresa, a sugestão é apenas acompanhar, provocar e ouvir, deixar a autonomia entre as pessoas, os líderes apenas incentivam e provocam o grupo a pesquisar, propor e claro executar.

Diversas ações desse tipo é muito incomum em algumas regiões como já comentei, devido a cultura da cidade, tem regiões que a iniciativa é muito resistente a mudança da rotina diária, os profissionais foram treinados para cumprir jornadas de tarefas e não criar novas tarefas, porém, sempre tem várias pessoas com perfil diferente dentro das organizações, o que cabe o líder é encontrá-las, geralmente fica mais fácil procurar por pessoas que estão prestes a serem dispensadas pela empresa devido o descontentamento ou conflitos dentro dos setores.

Os inconformados e conflitantes são assim pois não aceitam as coisas como estão, querem mudar o mundo, mas dentro de organizações tradicionais não é possível. Então, se você tem várias pessoas assim na sua empresa, preste atenção que você pode estar perdendo talentos para a concorrência, ou até criando uma concorrência para a sua organização, os mais inconformados abrem suas próprias empresas com suas próprias regras.

Fique atento a inovação, vem de pessoas e não de máquinas, invista no seu time.

 

 

Publicidade

Veja também