A inovação vem para resolver problemas

Luis Isique

COLUNA - Luis Isique

Data 04/03/2021
Horário 06:00

Quem tem mais de 30 anos deve lembrar que você precisava comprar a linha do seu telefone, fixo ou móvel era necessário comprar o número, depois os aparelhos móveis começaram a entrar em uma curva exponencial de inserções tecnológicas que se fossem comentar aqui poderia levar dias e mais de 100 artigos só para contar toda a trajetória dos celulares até o dia de hoje.

O inovador celular, também conhecido como smartphone, vem agora a sofrer alto impacto de inovação, se você tivesse imaginado que não poderia inovar mais do que já temos de tecnologia em um pequeno dispositivo de bolso, agora o negócio vai para outro patamar.

Uma grande empresa, senão uma das maiores do mundo quando se fala em tecnologia para dispositivos móveis, televisões, ar-condicionado dentre outros equipamentos tecnológicos, lançou, ou melhor, evidenciou em 2013 a patente de dispositivos móveis (celulares/smartphone) transparentes, isso mesmo! A tecnologia dos dispositivos é totalmente transparente, pelo menos é o que diz na descrição da patente.

O dispositivo será totalmente transparente, se você colocar em uma mesa branca ele ficará praticamente invisível, segurando nas mãos será possível ver sua mão atrás do aparelho.

Talvez a tecnologia não esteja pronta, ou como outras coisas já nasceu morta, mas o que importa é que a grande maioria das inovações só são realmente utilizadas quando alguém aplica ela em outro cenário ainda não pensado.

Agora, imagine no seu local de trabalho ou em um escritório, sala de aula, hospital, posto de gasolina, padaria, supermercado, metrô, aeroportos ou qualquer outro ambiente esse tipo de tecnologia empregada para facilitar o trabalho das pessoas ou simplesmente ser utilizado por usuários para realizar algum procedimento dentro desses cenários.

Uma tela totalmente transparente nos lugares comentados provavelmente não terá necessidade alguma, hoje já temos o suficiente! Essa pode ser a resposta de algumas pessoas ao tentar imaginar e não encontrar uma resposta.

Até que alguém empregue essa tecnologia e resolva o problema em algum dos cenários e ajude dezenas de centenas de pessoas, pois é para isso que estamos aqui, ajudar pessoas, depois disso, alguém poderia pensar; Nossa! Porque eu não pensei nisso antes?

Percebem? É assim que os inovadores nascem! É assim que a inovação ganha o mundo!

Não é com algo que reinvente a roda, mas sim aproveitando o que tem para resolver problemas das pessoas. Assim são as startups (empresas iniciantes de base tecnológica) que empregam a tecnologia certa para o problema certo. As empresas e pessoas podem/devem pensar assim para inovarem diariamente em seus negócios. Resolvam problemas de pessoas!

Publicidade

Veja também