A leitura é o primeiro passo para se chegar ao conhecimento

EDITORIAL -

Data 26/08/2023
Horário 04:15

Atualmente, em meio a tanta tecnologia, é difícil encontrar crianças que preferem ler um livro, a ficar no celular, jogar videogame ou navegar na internet. A prática da leitura deve ser desde cedo estimulada. E não só na escola, mas principalmente em casa, onde passam a maior parte do tempo. Precisam criar o hábito de ler, não por obrigação, mas de forma prazerosa. E a cidade conta com diferentes meios, espaços e eventos para promover isso: feiras literárias e feiras para trocas ocorrem todos os anos.
O mais recente projeto, conforme detalhado hoje neste portal, é o Histórias da Praça, que tem início amanhã, a partir das 16h, na Praça da Vila Geni, em Presidente Prudente, visando contribuir com a formação de leitores nos espaços públicos da cidade. 
Durante todo o mês de setembro, o Grupo Histórias da Nana, com apoio do ProAC, vai oferecer uma ampla programação, que inclui o livre acesso e manuseio dos livros dispostos em uma Bikeoteca (bicicleta adaptada com prateleiras e um acervo de mais de 300 obras literárias destinadas ao público de todas as idades). Haverá mediação de leitura, diversas apresentações artísticas com contações de histórias, circo, teatro, cinema, música, exposição de artes visuais, oficina de ilustração e oficina/vivência de leitura especial para pais e seus bebês de 0 a 3 anos. Quem prestigiar as atrações poderá conferir ainda o lançamento do livro “Lendas Brasileiras”.
Depois da Vila Geni, o Histórias na Praça vai ainda para a Vila Operária, Vila Líder, bairro João Domingos Netto, os distritos de Ameliópolis, Floresta do Sul e Eneida e, também, para o Centro Cultural Matarazzo e Galpão da Lua junto à Feira da Reforma Agrária.
Assim como vários outros existentes na cidade, este projeto dá a oportunidade para que a população – sejam crianças, jovens, adultos ou idosos – tenha acesso ao fascinante mundo da leitura, que educa, promove um intercâmbio cultural, torna o cidadão mais crítico e participativo dentro da sociedade. 
Atividades simples, mas bem animadas e essenciais para um bom aprendizado. A leitura é o primeiro passo para se chegar ao conhecimento. Se você tem acesso, aproveite!
 

Publicidade

Veja também