A notícia é boa, mas merece atenção!

EDITORIAL - Da Redação

Data 11/07/2020
Horário 04:00

Chegou a hora de a população do oeste paulista mostrar que o isolamento social merece ser respeitado conforme as orientações das autoridades médicas e órgãos de Saúde. Ontem, o governo estadual anunciou que a região de Presidente Prudente avançou mais uma casa no Plano São Paulo, saindo da fase vermelha para a laranja. A reabertura de alguns estabelecimentos não essenciais começa a valer a partir da próxima quarta-feira.
A notícia é boa para os comerciantes, que poderão retomar as vendas depois de um longo período em que entraram no prejuízo financeiro. No entanto, para que novamente não sejam castigados na futura atualização do plano, prevista para o dia 30 de julho, é importante que a comunidade esteja consciente de que seus atos serão responsáveis pela eventual volta à estaca zero. Isso porque a maior movimentação nas ruas, e o desrespeito ao isolamento, refletem no aumento dos casos de Covid e consequentemente, em mais leitos ocupados.
Tanto o Estado quanto alguns municípios, têm feito o possível para preservar a saúde da população. Foi necessário até a aplicação de multas para aqueles que saem de suas casas sem máscaras – penalidade que não deveria nem entrar no papel, uma vez que o ato de colocar a proteção deveria partir de cada cidadão. Mas, empatia parece não pertencer a essa minoria. E aqueles que respeitam acabam pagando pelos maus hábitos dos demais.
A partir de quarta-feira, com a volta de estabelecimentos comerciais, inclusive de shoppings centers, será necessário fazer um pouco de esforço para não lotar os centros urbanos – na primeira vez, logo que a região entrou para a fase amarela, a realidade foi triste: aglomerações, trânsito intenso e comércios lotados. Agora, coloque a mão na consciência e respeite aquele que precisa trabalhar. Se puder, fique em casa.
 

Veja também