A reforma protestante e outras reformas

OPINIÃO - Marcos Alegre

Data 16/11/2017
Horário 11:09

Hoje vou tratar de varias reformas. A reforma Protestante, levada a termo por Martinho Lutero e que aconteceu em 1517, portanto há 500 anos, já esta bastante divulgada. Tanto que, nos Estados Unidos contam-se que 46% da população são protestantes. No Brasil são 32%, enquanto que no mundo são 2%. Para nós do Brasil, interessa mais a reforma política. Temos no Congresso deputados e senadores que são acusados pelos crimes cometidos e amarrados na operação Lava Jato e não podem deixar os postos onde gozam do infeliz foro privilegiado, por que sem ele seriam presos e, por isso, esquecem-se de suas funções e procuram, de toda maneira, a reeleição e o povo, ora, “o povo que se lixe”, disse um deputado.

Com isso, ignora a própria Constituição, que aliás, precisa de alguns reajustes, uma verdadeira reforma. Lembrando que a nossa Constituição é de 1988, logo após a ditadura militar, e é tida como quase provisória e nem tanto democrática.

Outro aspecto importante, por quê o Congresso tem tantos deputados e senadores? Porque alguns deles, vangloriando-se de contarem até dez mandatos, transformando esse mandato como se fosse uma profissão muito bem renumerada, graças aos impostos exorbitantes que o povo paga. Eles se esquecem que, na verdade, são nossos representantes, verdadeiros empregados muito bem pagos, enquanto parte ponderável da população não ganha o suficiente para subsistir. Outra reforma é da Previdência Social, que dizem que será enxuta e não prejudicará ninguém. Vamos pedir a Deus que assim seja, mesmo porque o Brasil não consegue sair da grande crise que cortou milhões de empregos.

Agora vou me valer do grande historiador brasileiro Haddock Lobo, autor do livro História Geral, publicado em 1948, do qual apresentarei ao dileto leitor algumas informações mais interessantes, lembrando que tudo começou com as palavras de Jesus Cristo a São Pedro, primeiro bispo de Roma. “Pedro és pedra e sobre essa pedra edificarei a minha Igreja e, sobre ela não prevalecerão as portas do inferno. Dar-te-ei as chaves do Reino do céu e tudo o que ligares na terra será ligado no céu, e tudo que desligares na terra será desligado no céu”.

Quando Jesus fala sobre a edificação da igreja Ele se refere a sua doutrina e não a construção de um edifício, mas é lógico que tudo será feito para garantir a difusão do cristianismo, inclusive a reforma de Martinho Lutero, em 1517. Entretanto, vamos aos fatos ocorridos ao longo do tempo, como por exemplo a invenção da imprensa, em 1455, que coube ao cidadão alemão João Gutenberg, que inventou os tipos móveis juntando pedacinhos de metal formando letras e palavras prontas para a impressão e, com isso foram eliminados os caríssimos papiros feitos de peles de animais.

Outro fato é a presença da jovem Joana d¢Árc, fervorosa adepta do cristianismo e crendo ser mandada de Deus encabeçou a luta para salvar a França do domínio da Inglaterra. Mas a moça foi traída e entregue aos ingleses, que acusaram-na de feiticeira e condenada a morte. Ela foi queimada viva em 1431. Em 1519 falece o sábio artista Leonardo da Vinci. Em 1531 foi criada a Igreja Católica Anglicana na Inglaterra. Em 1543 falece Nicolau Copérnico, o descobridor do sistema solar. Em 1494 é assinado entre Portugal e Espanha o Tratado de Tordesilhas, que dividia a América do Sul em duas partes. A linha que se supunha ligava a terra de norte ao sul e passaria a cem léguas a oeste de Cabo Verde. No Brasil essa linha ia de Belém, no Pará, até Laguna, em Santa Catarina.

Publicidade

Veja também