A retomada requer cautela...

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 14/07/2020
Horário 05:27

Era para ser quarta-feira. Mas, foi ontem. O tão esperado dia da reabertura gradual do comércio na região do DRS-11 (Departamento Regional de Saúde – 11) ocorreu a partir das 13h de segunda-feira. E, assim, será por pelo menos duas semanas: das 13h às 17h. Algo positivo para a reativação da economia regional, já que muitas cidades dependem do comércio.

No entanto, a pandemia não acabou. Pelo contrário. Os números nos mostram uma crescente, chegando a quase lotar os leitos disponíveis para a Covid-19. Em uma ação conjunta de esforços, o número de leitos também aumentou, proporcionando certo conforto a toda população. O que se espera, é que esses leitos a mais nem sejam utilizados. Mas, caso precise, estão lá. O que vem sendo feito até agora é que aquele que precisa de uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva) ou um simples leito para cuidar da doença, que encontre disponível. E, àqueles que precisam para tratar de outras doenças, que também não sejam prejudicados.

Como citado acima, a pandemia não acabou. Talvez a luz no fim do túnel só virá quando a vacina chegar e for disponibilizada a todos. Todos mesmo, sem exceção. Por isso, o apoio da população é essencial. Não saia de casa sem necessidade. Vá ao comércio e compre o que precisa e volte para casa. Utilize máscara, mantenha a distância e se higienize com álcool em gel. Só vai um por família, evite levar crianças e pessoas de alto risco da doença. Não é hora do passeio sem destino certo. Para o comércio continuar aberto e os números do coronavírus diminuírem, a união de todos é fundamental, para não dizer, única opção.

Passou da hora de entender que é vivido um momento complicado, na luta contra uma doença que ainda não se sabe como ela realmente age em cada organismo. É necessário ter empatia, amor à vida e ao próximo. Saber que o comércio precisa trabalhar e que as pessoas precisam se cuidar. Se cuidando, cuidam do outro também.

O mesmo cuidado, claro, se estende a todos os segmentos. Os shoppings também reabriram. Como dito na edição desta terça-feira, a antecipação da reabertura em dois dias também foi vista com bons olhos. No Prudenshopping, por exemplo, o comunicado deixou os lojistas entusiasmados. O que não é diferente no Parque Shopping. O superintendente Camilo Jabbour ressalta que todas as medidas sanitárias já estavam sendo tomadas, uma vez que o espaço estava funcionando normalmente, pensando nos estabelecimentos essenciais que continuaram abertos, como farmácia e supermercado.

Publicidade

Veja também