A uma semana da estreia, veja como chega Grêmio Prudente para disputa da A3 2024 

Equipe de Ademir Fesan passou por reformulação intensa desde o término da Copa Paulista e entra com sarrafo elevado nos objetivos da terceirona, em busca da conquista do acesso e do título da divisão 

Esportes - CAIO GERVAZONI

Data 16/01/2024
Horário 23:11
Foto: Caio Gervazoni
Grêmio Prudente deu início a pré-temporada para terceirona 2024 no dia 27 de novembro do ano passado
Grêmio Prudente deu início a pré-temporada para terceirona 2024 no dia 27 de novembro do ano passado

A sete dias da estreia na Série A3 do Campeonato Paulista 2024, o Grêmio Prudente faz seu último jogo-treino da pré-temporada nesta quarta-feira, às 17h, contra o Penapolense, no Estádio Paulo Constantino, Prudentão. Com entrada permitida ao público, o teste será uma oportunidade para a torcida prudentina ter uma noção de como o Carcará, de Ademir Fesan, chega para dar dá início à jornada na primeira fase da terceirona diante do Votoporanguese, na próxima quarta, às 19h30, na casa do adversário, em Votuporanga. 

A equipe do técnico Ademir Fesan passou por uma reformulação intensa desde o término da Copa Paulista 2023 e entra com sarrafo elevado nos objetos da terceirona desta temporada, em busca da conquista do acesso para a Série A2 do ano que vem e do título da A3. 

Para a terceirona deste ano, Fesan pôde colocar “todos os dedos” na montagem do elenco. A fórmula utilizada pelo treinador que mais comandou o Carcará na história passa por uma base de atletas que permaneceram no clube e uma atuação ativa no vai-e-vem do mercado, que resultou na contratação de um time de onze reforços. O treinador retornou ao Grêmio Prudente no ano passado após a demissão de Marcos Campagnollo ainda no desenrolar da primeira fase da A3 2023. 

Os remanescentes 
e um time de reforços 

O Grêmio Prudente manteve uma base de atletas que vestiram a camisa do clube na última temporada. Entre os que terminaram a Copa Paulista, os remanescentes são: o experiente goleiro e capitão Luiz; o goleiro Artur Silveira; os zagueiros Rafael Milhorim e Guizão; os laterais Helder, Leocovik e Renner; os volantes Matheus Teta e Rafael Potiguar; e o atacante Madalena. 

A remodelação do Carcará para A3 2024 contou com um time completo de reforços, porém sem goleiros entre as contratações anunciadas. O primeiro jogador a ser anunciado pela equipe prudentina foi o experiente meia Rodrigo Andrade, que chegou do algoz São José. Ele será o camisa 10 do Carcará e o batedor de faltas da equipe. Tempo depois, a equipe anunciou o retorno do atacante Wandson, que teve bom desempenho com a camisa gremista-prudentina na A3 do ano passado e estava no Volta Redonda (RJ).  Do Voltaço, também chegou o lateral-direito Iury. Na sequência, o Grêmio Prudente anunciou reforços para a zaga, com a vinda dos zagueiros Jean Pablo, ex-Inter de Santa Maria (RS), e Rodoldo Mol, ex-XV de Piracicaba. 

Para suprir a saída do volante Rodrigo, que rumou para o Maringá FC (PR), o Carcará trouxe Kaio César, ex-América de Natal.

Para o ataque, o Carcará anunciou os atacantes Wagner Gomes, ex-Primavera, Coutinho, que estava no mundo árabe, oficializou a contratação de Matheus Marcondele, que passou um tempo no futebol do leste europeu, e assegurou a permanência do centroavante Maranhão, que tinha vínculo com o Brasília FC. O talismã Luquinha Bozó retornou ao Grêmio Prudente após curta passagem pelo Paranavaí (PR) e compõe o elenco que jogará a terceirona. 

Até o momento, o lateral-esquerdo Matheus Moreira foi o último atleta a ser anunciado pelo Grêmio Prudente. 

Principais saídas desde a Copa Paulista

A principal baixa no elenco foi a saída do volante Rodrigo, que irá disputar o Campeonato Paranaense com o Maringá FC (PR).  Titular incontestável dos “Invictos da Bêzinha”, em 2022, o atleta de 23 anos também foi peça-chave no meio de campo do Carcará na temporada passada, nas campanhas semifinalistas da Série A3 e da Copa Paulista. Ele deixou o Grêmio Prudente após 52 jogos e cinco gols marcados.

Em relação ao plantel que chegou a semifinal da copa estadual no ano passado, o Carcará contabilizou as saídas de mais alguns atletas, entre eles, jogadores que figuraram entre os titulares de Fesan em um ou mais jogos:

•    Após boas atuações com a camisa do Prudente, o zagueiro Félix Jorge tal como Rodrigo também rumou para a cidade do norte paranaense, só que para representar o Galo de Maringá (PR);
•    O experiente zagueiro Lucas Costa foi apresentado pelo Itabrito (MG), para a disputa do Campeonato Mineiro;  
•    O lateral-esquerdo Cesinha foi vestir as cores do Juventus, da Mooca, que jogará a A2 2024, mesmo destino do centroavante Thiago Rubim, que não balançou as redes com a camisa do Grêmio;
•    Após empréstimo e curta passagem pelo Carcará, o meia Jonatha Carlos retornou ao CRAC, de Catalão (GO), para a disputa do Campeonato Goiano; 
•    O meio-campo Tatá, que também fez poucos jogos com a camisa do Grêmio Prudente, irá vestir a camisa do Sertãozinho na A3 deste ano;
•    O lateral-direito Rafael Compri, após sete jogos pelo Grêmio Prudente na Copa Paulista, e o atacante Brown também seguiram a rota Presidente Prudente - Sertãozinho;
•    Já o atacante Felipinho rumou para o tradicional São Caetano, que estará na disputa da A3 desta temporada;  


Pré-temporada 

O Grêmio Prudente deu início a pré-temporada para terceirona 2024 no dia 27 de novembro do ano passado. A reapresentação também foi marcada por caras novas na comissão técnica. Entre elas, a do novo preparador físico Jaelson Ortiz, que assumiu a função de Dejair Ferreira. No período, Carcará trouxe Luiz Fernando Estrada, que passou a compartilhar as funções de auxiliar técnico de Fesan junto a Luiz Henrique Dalbem, o Epitácio: Estrada dá conselhos no setor ofensivo e Pita, que assumirá o Sub-20 em breve, é responsável pela análise no setor defensivo. 

Dentro de campo, o Grêmio Prudente teve cinco testes até o momento: duas derrotas contra o Galo de Maringá (PR); dois empates, sendo um contra o Linense e o outro contra o Penapolense, e uma vitória frente ao Vocem (Vila Operária Clube Esporte Mariano), de Assis.  Os jogos contra Galo de Maringá e Linense foram divididos em três tempos de 30 minutos, já contra Vocem e Paneapolense as partidas foram disputadas em dois tempos de 45. 

No empate por 0 a 0 no jogo-treino, no sábado passado, contra o Penapolense, em Penápolis, o treinador esboçou um time titular com: Luiz, no gol; Rafael Milhorim e Rodolfo Mol na dupla de zaga; Iury na lateral-direita e Leocovick pela esquerda; um meio de campo com Rafael Potiguar, Matheus Teta e Rodrigo Andrade; e um ataque composto por Wandson e Marcondele caindo pelas pontas e Maranhão mais centralizado. 

 

 

Publicidade

Veja também