A vacina é essencial para a saúde da mamãe e do bebê

EDITORIAL -

Data 25/08/2023
Horário 04:15

Depois da notícia da gravidez, a mulher sabe que vai precisar de cuidados importantes durante toda a gestação. Conhecido como pré-natal, é um período fundamental em termos de prevenção e/ou detecção precoce de patologias tanto maternas como fetais, permitindo um desenvolvimento saudável do bebê e reduzindo os riscos da gestante. São meses de cuidados extremos.
Dentro destes cuidados, há vacinas essenciais e que são exigidas pelos médicos. São várias imunizações necessárias neste tempo, sob a orientação do seu obstetra. As vacinas oferecem benefícios duplos: proteção da mulher grávida, defendendo-a de doenças e complicações durante a gestação, e a proteção do feto, recém-nascido e/ou lactente, beneficiando-o com anticorpos para que possa resistir a infecções por consequência da baixa resistência do sistema imunológico.
No entanto, conforme publicado, uma pesquisa realizada com 544 parturientes de 45 municípios da região de Presidente Prudente constatou que 9% não tomaram nenhuma vacina na gestação. No cartão da gestante, a vacinação está entre as informações do pré-natal, que segue protocolo de monitoramento da saúde da mãe e do bebê. Diante do fato do recém-nascido não ter um sistema imunológico completo, o médico ginecologista e obstetra, Luís Antônio Gilberti Panucci, decidiu pesquisar sobre a vacinação de gestante durante nove meses, de agosto de 2022 a abril de 2023.
Vale enfatizar que todos os cuidados durante o período gestacional são essenciais. Apesar de muitos falarem que “gravidez não é doença” – e de fato não é – há a necessidade de cuidados e os exames de pré-natal e as vacinas em dia fazem parte deste processo de zelo e preparação para a chegada do bebê. É um gesto de amor. Faça tudo o que o médico solicitar com carinho e zelo. A vacina é essencial para a saúde da mamãe e do bebê. 
 

Publicidade

Veja também