Iniciativas como as promovidas pela Escola do Legislativo “Vereadora Professora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima”, em Presidente Prudente, são verdadeiros sopros de esperança no fortalecimento da cidadania e da consciência política desde cedo.
Na última semana, a diplomação e posse dos vereadores e suplentes da 3ª Legislatura do Parlamento Jovem revelaram mais do que um simples evento simbólico. Representam o comprometimento da Câmara Municipal com a formação de cidadãos críticos, participativos e conscientes de seu papel na sociedade. Ao todo, 26 jovens foram diplomados pela mesa de autoridades, em uma cerimônia marcada por responsabilidade cívica.
É preciso destacar que escolas do Legislativo, como essa, têm exercido um papel fundamental na democratização do saber político. Elas tornam o funcionamento do poder público mais acessível e compreensível, incentivando o protagonismo juvenil e semeando desde cedo o entendimento sobre direitos, deveres e o impacto direto das decisões políticas no cotidiano das comunidades.
A fala da direção da Escola do Legislativo resume bem o espírito da iniciativa: “a atitude reforça o compromisso de equidade para a comunidade prudentina, promovendo ensinamentos para o futuro da cidade”. Isso porque investir em educação política é investir no amanhã. É preparar uma nova geração que compreenda que a transformação social se constrói com participação, empatia e responsabilidade coletiva.
O Parlamento Jovem é uma vivência prática de democracia. E cada jovem diplomado carrega consigo a missão de ser multiplicador desse aprendizado em suas escolas, lares e bairros, irradiando valores de ética, respeito e diálogo.
Diante de tantos desafios sociais e políticos enfrentados pelo Brasil, é louvável e necessário reconhecer a importância dessas sementes lançadas pela Escola do Legislativo. Que floresçam e frutifiquem, dando origem a lideranças mais comprometidas com o bem comum, mais preparadas para ouvir e servir. Afinal, não há futuro sustentável sem educação política e ele começa agora.