AAPC retoma coleta gratuita de papanicolau 

Iniciativa, que estava pausada em razão da pandemia, volta disponibilizando uma segunda-feira do mês para o exame, sempre das 8h às 12h, através de horário agendado

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 18/02/2022
Horário 07:10
Foto: iStock
Trabalho da AAPC tem por finalidade fazer a prevenção do câncer de colo uterino
Trabalho da AAPC tem por finalidade fazer a prevenção do câncer de colo uterino

A AAPC (Associação de Apoio ao Portador de Câncer de Presidente Prudente) retomou a coleta gratuita do exame de papanicolau, que visa à prevenção contra o câncer de colo de útero. A iniciativa, que estava pausada em razão da pandemia, retoma na Casa de Apoio “Geraldo Ribeiro”, instalada na Avenida Manoel Goulart , em Presidente Prudente, uma vez no mês (veja box), sempre das 8h às 12h, mediante agendamento. A próxima coleta será realizada no dia 14 de março.
O presidente da entidade, Roberto Gurgel, reforça que o trabalho feito pela AAPC tem por finalidade fazer a prevenção do câncer de colo uterino. “A finalidade da associação é propiciar para aquelas mulheres que não têm plano de saúde ou condições de pagar por um exame, que possam fazê-lo de forma gratuita através da AAPC”, explica Gurgel. “Através da prevenção, nós conseguiremos não só evitar a doença, mas detectá-la no início, o que faz que a mulher tenha um alto percentual de cura”, acrescenta. 
Deste ponto de vista, é relevante mencionar que toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico. No caso do trabalho promovido pela AAPC, não há, inclusive, necessidade de encaminhamento por parte da rede pública de saúde ou de qualquer outra entidade. 
O teste é a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença bem no início, antes que a mulher tenha sintomas. O exame preventivo é indolor, simples e rápido. 

Exame preventivo

Com relação à quantidade de mulheres que poderão ser atendidas mensalmente pela AAPC, o presidente da entidade reforça que não existe uma previsão, contudo, explica que, no ano de 2021, foi possível fazer o atendimento de mais de 5,1 mil pessoas. “Neste ano, nós esperamos atingir esse número e, se possível, aumentá-lo”, reforça. 
Já quanto ao número de mulheres que podem ser atendidas pela AAPC, Gurgel expõe duas situações: na Casa de apoio “Geraldo Ribeiro”, os profissionais poderão atender até 10 mulheres por dia; já na unidade móvel, que se desloca não só em Prudente, mas nas 45 cidades que fazem parte do DRS-11 (Departamento Regional de Saúde), é possível atender até 100 mulheres por dia. 
Para participar da campanha na unidade Geraldo Ribeiro, basta ligar no (18) 3222-0411, falar com a assistente social, e agendar o dia e o horário para ser atendida. Se o atendimento for na unidade móvel da AAPC, a pessoa deverá comparecer – sem necessidade de fazer o agendamento – com a cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) e o documento de identidade. 
Os resultados serão disponibilizados para as interessadas em até 40 dias. Em caso de ser detectada alguma anormalidade, a recomendação é que a interessada procure imediatamente o seu médico ou o posto de saúde do local em que reside. 

SERVIÇO
Para fazer o agendamento de coleta do papanicolau basta entra em contado com o telefone (18) 3222-0411, das 8h às 14h. A AAPC (Associação ao Portador de Câncer de Presidente Prudente) está localizada na Avenida Manoel Goulart, 3.261, em Presidente Prudente. Para agendar a ida da unidade móvel é necessário entrar em contato através do telefone (18) 3355-4944.

Datas para coleta na Casa de apoio “Geraldo Ribeiro”

- 14 de março
- 11de abril
- 9 de maio
- 13 de junho
- 11 de julho
- 8 de agosto
- 12 de setembro 
- 10 de outubro
- 7 de novembro
- 12 de dezembro 
Fonte: AAPC

SAIBA MAIS

Prefeitura de Prudente doa ônibus para AAPC realizar exames de papanicolau

Publicidade

Veja também