Abandono de veículos: sociedade pode e deve contribuir denunciando

EDITORIAL -

Data 10/05/2023
Horário 04:15

Como se não bastasse o problema do lixo, que vem sendo descartado de forma errada e é hoje um dos principais criadouros do mosquito da dengue em terrenos baldios ou até mesmo nas residências, Presidente Prudente também convive com o abandono de veículos em vias públicas. São carros velhos, sujos, quebrados, com lataria amassada, muitas vezes sem vidro ou até pneu, que acabam ocupando as vagas de estacionamento, dificultando o trânsito, acumulando sujeira e o pior, servindo de ambiente propício para proliferação do Aedes aegypti.
Após 150 denúncias feitas pela própria população, por meio do serviço 156, a Prefeitura de Prudente, por meio da Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública), realiza desde sexta-feira, em diferentes pontos da cidade, mais uma Operação Lata Velha. O trabalho, que se estenderá por uma semana, ou seja, até esta sexta, também integra as ações alusivas ao Maio Amarelo. 
A ação é baseada na Lei Municipal 7.628/2011, que garante o direito do recolhimento, após a notificação ao proprietário e o prazo de dez dias para cumprir a determinação. Caso o responsável não se manifeste, a situação é caracterizada como abandono e o carro é encaminhado ao pátio de apreensão. A partir daí, o dono do veículo tem 90 dias para retirá-lo, mediante o pagamento de taxas e multas, ou o mesmo vai a leilão.
Até o momento, conforme divulgado na edição de ontem, foram recolhidos sete veículos em situação de abandono. Algumas das ocorrências já foram solucionadas, tendo os proprietários retirado o carro da via, sem necessidade de autuação. Mas outras seguem em andamento. E muitos carros ainda devem ser encontrados, na mesma situação. 
Nem parece que a cidade vive uma epidemia de dengue, com mais de 21,8 mil casos confirmados (sendo 3.585 em apenas quatro dias) e 18 óbitos pela doença. Os trabalhos de BBC (bloqueio de controle de criadouros) e nebulização seguem a todo vapor, nesta semana, em vários bairros. Haverá entrega de folders e palestra sobre o tema. Porém, o que adianta a Prefeitura investir tanto em prevenção e campanhas, se os maiores prejudicados – a população – não fizerem a sua parte? 
Cuide do seu quintal, do seu lixo. Denuncie o que ver ou souber de errado. Ao se deparar com um veículo em condições de abandono, basta ligar para o número 156, que uma ordem de serviço será aberta e os agentes seguem até o lugar, para analisar e ver a real situação que ele se encontra. O que não dá é pra continuar colocando nossa vida em risco, por culpa dos outros. Veículo abandonado é um sério risco ao meio ambiente e, consequentemente, à saúde.
 

Publicidade

Veja também