No primeiro ano de desestatização da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), de janeiro de 2024 a junho de 2025, cerca de 29 mil pessoas passaram a contar com abastecimento regular de água e outras 32 mil foram beneficiadas com acesso à coleta e ao tratamento de esgoto, na região de Presidente Prudente. Os avanços ocorreram por meio de novas ligações de água e esgoto, bem como da expansão das redes, em resposta ao crescimento populacional da área, que tem 62 municípios atendidos pela empresa.
Entre as maiores cidades da região, Prudente se destacou com 7,8 mil pessoas beneficiadas com abastecimento de água e 7,2 mil com acesso à coleta e tratamento de esgoto. Já Presidente Epitácio contabilizou 1,4 mil pessoas com novas ligações de água e 2,9 mil com acesso à coleta e tratamento.
Em relação às principais ações realizadas na região, destacam-se a ampliação da capacidade de reserva de água tratada em Prudente, com um acréscimo de 6 milhões de litros e, em Osvaldo Cruz, com 750 mil. Em Pirapozinho, foi construída uma nova Estação de Tratamento de Esgotos no distrito de Itororó do Paranapanema, incluindo estação elevatória, linha de recalque e emissário. Já em Santo Anastácio, foi implantado um novo sistema de abastecimento de água e coleta de esgoto no bairro Triângulo Reverso.
Entre as próximas obras previstas na região, estão ampliações nos sistemas de distribuição de água e coleta de esgoto em diversos municípios. Em Rosana, o bairro Cinturão Verde será atendido com 100 novas ligações. Presidente Epitácio contará com duas frentes de obra: uma no bairro Village Lagoinha, com 545 ligações de esgoto, e outra na Chácara Helvécio, com 47. Em Santo Anastácio, o bairro Expedicionário receberá 53 ligações de esgoto. Já em Álvares Machado, serão 80 no bairro Chácaras Cobral.
Santa Mercedes terá obras em dois locais: 20 ligações no bairro do Claudemir e 201 no Terra Nova do Oeste. E, em Mariápolis, o conjunto da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo) contará com 38 ligações de água e esgoto.
“A Companhia informa ainda que, além das obras de expansão existe previsão para perfuração de novos poços nos municípios de Álvares Machado, Sandovalina, Narandiba, Euclides da Cunha e Pirapozinho”, revela a Sabesp.