Acadêmicos têm acesso rápido através da rede a 5,3 mil títulos

Só no mês de maio, tivemos 20.242 visualizações da Pearson", destaca. Por conta desse aspecto positivo, ela revela que foi renovado o acesso à Pearson.

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 01/07/2014
Horário 08:10
 

A Rede de Bibliotecas da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista de Presidente Prudente) adquiriu recentemente uma nova base de dados de livros virtuais, denominada Minha Biblioteca. Trata-se de uma plataforma simples e moderna, que pode ser acessada de qualquer lugar pela internet, seja por meio de computador, assim como celulares e tablets. Nessa plataforma, os estudantes terão acesso rápido e fácil a 5,3 mil títulos de livros acadêmicos entre as principais publicações de diversas áreas de especialização: Direito, Ciências Sociais Aplicadas, Saúde, entre outras. Os alunos pode acessar o mesmo conteúdo ao mesmo tempo e cada um terá uma conta de acesso individual pela qual poderá fazer realces e anotações no texto e armazenar para pesquisas futuras.

Jornal O Imparcial Simples e moderna, plataforma virtual pode ser acessada de qualquer lugar pela internet

A Minha Biblioteca é um consórcio formado pelas quatro principais editoras de livros acadêmicos do Brasil – Grupo A, Atlas, Grupo GEN e Saraiva – que se uniram para oferecer às instituições de ensino superior um ambiente prático e inovador para acesso a conteúdos técnico e científico de qualidade pela internet por meio da chamada computação nas nuvens.

De acordo com Regina Liberati Silingovschi, coordenadora da Rede de Bibliotecas da Unoeste, o acesso aos livros virtuais começou pela Biblioteca Virtual Pearson, um acervo digital composto de mais de 2,4 mil títulos em mais de 40 áreas de conhecimento. "Observamos a boa aceitação dos acadêmicos por essa ferramenta e, por isso, decidimos adquirir também a Minha Biblioteca. Só no mês de maio, tivemos 20.242 visualizações da Pearson", destaca. Por conta desse aspecto positivo, ela revela que foi renovado o acesso à Pearson.

Para ela, a utilização de fontes digitais é extremamente importante, pois o universitário conhece uma nova forma de pesquisa e aprende a se acostumar a ela. "Ele aprende a pesquisar não só em livros, mas também nas bases de dados que são muito importantes. Abre um mundo novo para o aluno", diz.

Destaca ainda a possibilidade de compartilhamento da plataforma com os colegas, na qual é possível que os estudantes trabalhem em grupo, cada um na sua casa. "O estudante vai destacando trechos através de cores e assim cada um faz uma parte do trabalho, se comunicando pela Minha Biblioteca".

O acesso a ambas as bases de dados acontece no próprio site da universidade (www.unoeste.br). Os funcionários têm acesso por meio da rede administrativa e os professores e alunos pelas informações acadêmicas, sendo que alguns cursos devem utilizar a Pearson e outros a Minha Biblioteca, de acordo com decisão dos próprios coordenadores, que escolheram o acervo mais adequado para os acadêmicos.

 

Doações


A Rede de Bibliotecas da Unoeste doou na manhã de ontem, 6.368 publicações, entre livros e periódicos, para o Esquadrão da Vida, entidade filantrópica e casa de reabilitação para dependentes químicos e de álcool de Presidente Prudente.

Segundo Silingovschi, as unidades da biblioteca da Unoeste recebem diariamente doações de livros de entidades, editoras e da população, mas nem todas são incorporadas no acervo, por não se tratar de obras universitárias ou já haver quantidade suficiente do título nas estantes, por exemplo. O que não é utilizado é então encaminhado para as entidades.

Natal Aquoti, vice-presidente do Esquadrão da Vida, lembra a importância desse gesto. "Essa doação é muito bem-vinda por nós, pois incluímos esse material no período de educação dos internos, o que é muito bom".
Publicidade

Veja também