Ação alerta quanto aos riscos de acidentes no trânsito

Em parceria com a Semob, Corpo de Bombeiros realizou simulação de retirada de vítima presa dentro de carro 

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 22/09/2021
Horário 04:05
Foto: Roberto Kawasaki
Simulação ocorreu na Praça Nove de Julho, em Prudente
Simulação ocorreu na Praça Nove de Julho, em Prudente

O 14º Grupamento de Bombeiros, em Presidente Prudente realizou ontem na Praça Nove de Julho, em Presidente Prudente, uma simulação de acidente de trânsito com resgate de vítima presa nas ferragens utilizando técnicas de salvamento veicular. A ação faz parte do calendário da Semana Nacional do Trânsito, que na cidade conta com a parceria da Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública)
Dados do Corpo de Bombeiros mostram que de janeiro a dezembro do ano passado, foram atendidos 1.277 acidentes de trânsito com vítimas e 81 sem vítimas, somente em Prudente. De janeiro até segunda-feira desta semana, foram 921 acidentes com vítimas e 52 sem vítimas. Os números preocupam, porque a maioria é decorrente de imperícia, imprudência e negligência - o que poderia ter sido evitado.
Diante disso, é importante reforçar a importância dos cuidados no trânsito. “O Corpo de Bombeiros apresentou a parte operacional e treinamento de maneira a tornar isso público, deixar a visibilidade mais latente para que as pessoas vejam e lembrem que os acidentes acontecem constantemente. Todo mundo está no trânsito, se não for motorista, é pedestre. Então, esse treinamento faz com que as pessoas se conscientizem ainda mais”, explica o 1º-tenente Marcos Ferreira de Souza.
A simulação foi apresentada ao lado da base da Polícia Militar, que fica na Avenida Coronel José Soares Marcondes. No local havia um veículo comum com um motorista preso nas ferragens. Utilizando a técnica de salvamento veicular e em poucos minutos, os bombeiros conseguiram retirar a vítima. Ao lado havia um outro carro - este com a lataria amassada, com uma placa em que mostra o símbolo da rede social Instagram. A instalação alerta quanto ao risco de conduzir veículo e manusear o celular ao mesmo tempo. 

Foto: Roberto Kawasaki

presidente prudente realiza ação de conscientização no trânsito

Tenente Ferreira ressalta importância da conscientização

Preocupação no trânsito

As ações referentes à Semana Nacional do Trânsito começaram no dia 18 e seguem até o próximo sábado. “É um mês inteiro de prevenção”, afirma o major da reserva Luiz Edson de Souza, secretário de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública. “Estamos atuando em parceria com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Militar Rodoviária, e assim desenvolvemos uma semana complexa de prevenção, simulados, exposição, jogos, palestras e lives, para tentar fazer um trânsito mais seguro”, explica.

Foto: Roberto Kawasaki

presidente prudente realiza ação de conscientização no trânsito

Luiz Edson afirma que preocupação maior é o motorista

Nos últimos meses, a Semob implementou diversos dispositivos na cidade, a exemplo de semáforos, redutores de velocidade, realizou a readequação de vias, revitalização de sinalização viária, tudo com um único objetivo: reduzir os acidentes de trânsito. “O maior desafio é conscientizar o condutor. O trânsito é composto por vias, veículos e condutores, sendo esse um dos mais importantes e que a gente ainda tem um pouco de dificuldade de ensinar. Para isso, precisamos fazer com que a pessoa tenha consciência de que ela faz parte e ela é a parte mais importante do trânsito”, considera o secretário. 

Fotos: Roberto Kawasaki

ação em presidente prudente conscientiza sobre segurança no trânsito

Instalação alerta quanto ao uso do celular na condução

Publicidade

Veja também