Mais de 70 espécies de mudas nativas, frutíferas e ornamentais, produzidas por reeducandos do sistema prisional, serão distribuídas na feira livre de Presidente Venceslau, neste domingo. A iniciativa é da Polícia Penal do Estado de São Paulo, por meio da Ceproeste (Coordenadoria de Execução Penal da Região Oeste do Estado), que realiza o projeto Semeando Cidadania, que alia preservação ambiental e reintegração social.
As mudas que serão distribuídas gratuitamente à população, na Rua Visconde de Mauá, 2, das 7h às 12h, são resultado do trabalho de reeducandos em regime semiaberto, oriundos dos estabelecimentos penais de Osvaldo Cruz e Penitenciárias I de Presidente Venceslau e Marabá Paulista, vinculados à coordenadoria. Os participantes atuaram em todas as etapas do processo: coleta de sementes, preparo da terra e produção das mudas em viveiros instalados nas unidades prisionais.
Entre as espécies de mudas nativas que serão distribuídas estão: jacarandá, flamboyant, jatobá, paineira-rosa; das espécies frutíferas: amora, pitanga, limão, goiaba e as ornamentais: leopardo, vinca, bromélia e palmeira real.
Este será o segundo evento realizado pelo projeto, já que o primeiro aconteceu no dia 21 de setembro, no Dia da Árvore, na capital paulista, em duas praças públicas. O objetivo principal é promover o reflorestamento e a educação ambiental e, ao mesmo tempo, oferecer capacitação técnica e estimula valores como responsabilidade, cidadania e pertencimento, já que a atividade produtiva contribui para a redução da reincidência criminal e fortalece os vínculos entre os reeducandos e a sociedade.
Além dos benefícios ambientais, como o aumento da biodiversidade e a recuperação de áreas degradadas, o projeto também promove impactos sociais significativos, como a valorização da imagem do sistema prisional e a diminuição do preconceito em relação às pessoas privadas de liberdade.
SERVIÇO
Distribuição de mudas do projeto Semeando Cidadania
Rua Visconde de Mauá, 2 – Centro (em frente à Farmácia Municipal), em Presidente Venceslau
Domingo, 12 de outubro
Das 7h às 12h, ou até o término das mudas disponíveis

Foto: Divulgação/Croeste
Primeiro evento do projeto aconteceu no dia 21 de setembro, na capital paulista, em duas praças públicas