Ação integra alunos do Projeto Criança Cidadã

A expectativa, ainda de acordo com ela, é que o número de participantes siga aumentando diariamente.

Esportes - Jean Ramalho

Data 03/07/2014
Horário 07:54
 

O período é de férias escolares, propício para a criançada descansar ou até mesmo tomar as ruas com suas brincadeiras peculiares. A necessidade de descarregar toda a energia acumulada durante o primeiro semestre é tanta, que os pais precisam se desdobrar para ocupar o tempo de folga dos filhos. Pensando nisso, a unidade do parque Furquim do Sesi (Serviço Social da Indústria), em Presidente Prudente, recebe desde segunda-feira o Programa Férias Legais Tudo Junto e Misturado.

Jornal O Imparcial Projeto proporciona diversas atividades recreativas no Sesi

A atividade envolve cerca de 300 crianças integrantes do Projeto Criança Cidadã, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social). Os participantes são provenientes do PAF (Programa Atleta do Futuro) e a ação deve ser desenvolvida até a próxima terça-feira, sempre das 13h30 às 15h30.

Durante os três primeiros dias de ações, 160 crianças passaram pelo Sesi do Furquim, conforme a organização. As crianças integram cinco núcleos do Projeto Criança Cidadã, que são os Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do parque Alexandrina, dos jardins Morada do Sol e Sabará, bem como dos núcleos de atendimento Nochete e Sítio São Pedro.

Segundo a gestora do PAF pela SAS, Simone Tomiazzi, no primeiro dia foram 42 alunos, seguido por 55 no segundo e 63 ontem. A expectativa, ainda de acordo com ela, é que o número de participantes siga aumentando diariamente.

"Como estamos em férias escolares, a frequência no Projeto Criança Cidadã diminui muito. Com essa atividade, nossa intenção é tentar diminuir a evasão dos alunos, uma vez que o serviço é contínuo. Portanto, estamos promovendo essa atividade como uma forma de motivar as crianças, além de tirá-las das ruas durante as férias escolares", afirma a gestora.

A programação foi toda planejada pelas professoras Adriana Brandi, Denise Urias e Thaís Aragão, e envolvem diversas atividades recreativas sem distinção de faixa etária, com o objetivo de promover a integração entre os alunos do projeto. "Pensamos em um evento que englobe todos os alunos, de todas as idades. Com isso, nosso objetivo é promover até uma confraternização entre os núcleos do projeto", relata Thais Vinholi, 27, monitora no núcleo de atendimento do Sítio São Pedro.

 

Momentos de diversão

Para os principais interessados no evento, as crianças, os objetivos traçados pela organização foram atingidos. Pelo menos é o que pensa Maria Heloiza Fernandes, 8, que integra o núcleo do jardim Sabará. A jovem conta que participa pela segunda vez e considera que a atividade serve para tirá-la de frente da televisão, ou até mesmo da rua, onde estaria exposta a diversas coisas ruins. "É gostoso. Aproveito para correr, brincar e pular muito. Coisas que, talvez, não conseguiria fazer nas ruas. Sem falar na integração com outras crianças", comenta a garota.

Vinda do núcleo do Morada do Sol, a estudante Jéssica Tayane Nicácio Miranda Proença, 13, também já é experiente na atividade. "Participo há vários anos. É uma animação. Aqui revejo meus amigos e aproveito para deixar a preguiça de lado e praticar algumas atividades físicas", garante.
Publicidade

Veja também