A Polícia Civil de Dracena apreendeu na quarta-feira um total de 96 DEFs (Dispositivos Eletrônicos para Fumar), popularmente conhecidos como “pods”, “vapes”, cigarros eletrônicos ou tabaco aquecido, durante diligências realizadas no Residencial Branzani.
Durante a ação policial, os agentes especializados compareceram a um imóvel após levantamentos investigativos. No local, a equipe foi recebida de forma pacífica e colaborativa pelo morador da residência, que informou possuir diversos dispositivos eletrônicos destinados à comercialização. Além dos vapes, também foi apreendido um aparelho celular.
Todo o material ilícito foi encaminhado para perícia técnica. O morador do imóvel será ouvido em data oportuna no curso das investigações e poderá responder, em tese, pelo crime de contrabando, cuja pena pode chegar a cinco anos de prisão.
Comercialização proibida
A Polícia Civil ressalta que a venda, importação e propaganda de dispositivos eletrônicos para fumar são proibidas no Brasil por determinação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), em razão dos riscos à saúde pública.
“Os chamados cigarros eletrônicos são aparelhos alimentados por bateria e comercializados em diversos formatos. Muitos contêm nicotina, substâncias químicas tóxicas e aromatizantes que podem causar dependência, doenças respiratórias, cardiovasculares e outros graves danos à saúde”, ressalta o órgão.
A Polícia Civil reforça ainda seu compromisso permanente no combate ao comércio ilegal e na proteção da saúde coletiva, especialmente diante da crescente popularização desses dispositivos entre adolescentes e jovens.