Ação leva ao Lar Santa Filomena prevenção e conscientização

Assistente social destaca importância e enaltece parceria da Unoeste aos serviços de acolhimento e projeto

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 15/05/2022
Horário 15:12
Foto: Mariana Tavares/Unoeste
Projeto também promove contação de histórias aos pequenos
Projeto também promove contação de histórias aos pequenos

Após dois anos de isolamento social por causa da pandemia do coronavírus, foi retomado nesta semana, no Lar Santa Filomena, o projeto “Educação em saúde, tecnologia, literatura, artes: sinergias para a inclusão social”. Iniciativa de extensão da Fipp (Faculdade de Informática de Presidente Prudente) com a parceria de outros cursos. Para a volta de ações presenciais a professora Dra. Edima de Souza Mattos anunciou a programação com palestra sobre bullying na manhã de quarta-feira (11), com a psicóloga Ana Paula Fabrin, e seis atividades na quinta-feira (12) à tarde.
Pela primeira vez, crianças em acolhimento no lar e as que moram em seu entorno, participantes do projeto CAE (Conhecimento Além da Escola), tiveram a atividade contação de histórias, proporcionada pelo curso de Pedagogia. O professor do curso de Artes Visuais, Josué Pantaleão, retornou com a oficina Artes em Reciclagem, estimulando a criatividade e cuidados ambientais. O curso de Medicina promoveu quatro atividades de caráter preventivo e de conscientização: higiene corporal, lavagem das mãos, saúde bucal e primeiros-socorros. O projeto da Fipp envolve ainda os cursos de Odontologia e Estética e Cosmética; e o Mestrado em Ciências da Saúde. Nesta ação, o projeto contou com a parceria da Residência Multiprofissional em Saúde, do HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo.
Além do Lar Santa Filomena, as ações ocorrem em outros espaços de acolhimento: Lar dos Meninos, Asilo Lar São Rafael e Vila da Fraternidade. Conforme a assistente social Adriana do Amaral Cunha, que coordena o CAE, a Unoeste tem sido grande parceira ao longo dos anos. Mesmo durante o período de isolamento social, procurou suprir o presencial com o envio de vídeos que foram utilizados para orientar as crianças. “É uma parceria excelente e fundamental à conscientização e prevenção, que estão contribuindo para a educação. Eles [estudantes universitários] não estão aqui apenas para cumprir horas, mas comprometidos em fazer um trabalho preventivo”, pontua.

Projeto CAE

Adriana conta que são 150 crianças no projeto CAE e que no momento estão com 147 matriculadas, mas que ainda conseguem abrir vagas de manhã, dependendo da demanda. O projeto já chegou a atender 170, com as ofertas de oficina de artes, educação física, musicalização e temas transversais, difíceis de serem tratados em casa, tais como preconceito e sexualidade; que são trabalhados por uma professora. Além do projeto de contraturno escolar, o Lar Santa Filomena tem 55 atendidos em acolhimento.
“Os temas trabalhados pela Unoeste enriquecem tudo aquilo que a gente já vem falando no dia a dia. Mas, chegam com o poder muito mais profissional. Por exemplo, com a turma de Medicina, as crianças se sentem diante de futuros médicos. Então, tem um poder muito grande essa fala que contribui na questão de orientação”, diz Adriana e conta que as crianças levam as informações diferenciadas para as famílias em situações de vulnerabilidade social e isso contribui para reduzir ou evitar problemas de saúde. “Tem muita gente que acaba precisando dos postos de saúde e hospitais por falta de informação”, comenta. 

Fotos: Mariana Tavares/Unoeste

Orientações sobre primeiros-socorros

Doação de kit de higiene e bombons

Responsáveis pela extensão da Unoeste e pelo projeto CAE

Publicidade

Veja também