Ação soma 540 t de resíduos enviados para reaproveitamento sustentável

Central de Valorização de Resíduos da Transforma Energia recebe de forma gratuita material recolhido por prefeituras e empresas da região

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 28/09/2021
Horário 06:25
Foto: Cedida
Transforma Energia recebe os resíduos das cidades sem cobrar pelo serviço
Transforma Energia recebe os resíduos das cidades sem cobrar pelo serviço

Em parceria com empresas e municípios da região, a ação “Transforma de Portas Abertas” já soma 540 toneladas de resíduos de construção civil e de grandes volumes. Todo o material foi recolhido ao longo da primeira semana da iniciativa, com pontapé inicial dado no Dia Mundial da Limpeza, comemorado no dia 18. A Transforma Energia - um dos mais modernos complexos industriais de recebimento de resíduos do país, com sede em Caiabu – será responsável em realizar o processamento para a produção de energia renovável.
O volume de resíduos recebido até o momento faz parte apenas das cidades de Indiana, Presidente Prudente, Regente Feijó, Açucareira Quatá S/A, Small Distribuidora, entre outras empresas da região.
Até o dia 1º de outubro, a Prefeitura de Álvares Machado fará o recolhimento dos resíduos depositados pela população nas calçadas. A cada dia, bairros diferentes serão atendidos pela iniciativa.
"Ainda vamos receber um grande volume de material de Álvares Machado, que realiza um grande mutirão de limpeza na cidade, além de Caiabu, Martinópolis, Anhumas e Pirapozinho. Todos devem enviar os resíduos coletados para a empresa nos próximos dias", informa o diretor-presidente da Transforma Energia, Felipe Barroso, ao destacar que os números finais devem aumentar consideravelmente até o fechamento da ação.

Ainda dá para participar

Barroso lembra que a ação “Transforma de Portas Abertas” seguirá até o dia 2 de outubro. “Desta forma, empresas e prefeituras da região ainda podem participar da iniciativa enviando todo o resíduo coletado para a Transforma Energia sem gastar com o recebimento e destinação correta deste material”, fala.
Do total recebido até aqui, 297,5 toneladas são referentes a restos de construção civil, sendo que 260 toneladas foram enviadas apenas por Indiana.
Já outras 205,8 toneladas são de materiais como sofás, camas, armários, madeira, entre outros, também conhecidos como RGV (resíduos de grandes volumes).
O restante é formado por combustível derivado de resíduos.

Números que impressionam

"Apesar de ainda iniciais, são números que impressionam e revelam a necessidade de manter e ampliar políticas públicas por meio de várias ações de conscientização da população para o descarte correto de resíduos, além do constante recolhimento desses materiais que prejudicam seriamente o meio ambiente. Praticamente quase tudo tem reaproveitamento tornando-se fonte de energia renovável", pontua Barroso.
Durante a ação, a Transforma Energia recebe os resíduos das cidades sem cobrar pelo serviço. "Os aterros sanitários cobram entre R$ 80 a R$ 120 por tonelada para dispensar esses materiais. E nós estamos fazendo isso de graça, seja para pessoas físicas, jurídicas ou prefeituras. Estamos abertos para ajudar na limpeza urbana, sem custo e ainda auxiliando as prefeituras a evitar gastos públicos", frisa.

Dia Mundial da Limpeza

Pelo quarto ano consecutivo, voluntários percorreram vários pontos das cidades retirando resíduos descartados de forma irregular em praças, parques e fundos de vale.
O Dia Mundial da Limpeza tem como missão a conscientização da sociedade sobre os impactos ao meio ambiente por conta de resíduos sólidos urbanos descartados irregularmente.

SAIBA MAIS

Transforma Energia constrói unidade de transbordo de resíduos

Conceito de gestão ambiental é fomentado em parceria entre Unesp e Transforma Energia

Transforma Energia é classificada como modelo de desenvolvimento sustentável

Veja também