Acipp celebra 90 anos com festejos do centenário

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 03/02/2017
Horário 07:45



Com o intuito de levar os eventos da Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente) para dentro do calendário de celebrações do centenário do município, a entidade promoveu, na manhã de ontem, um evento para lançamento das comemorações de seus 90 anos, no auditório da Casa do Médico, o qual contou com cerca de 250 participantes. Desde 1990 à frente da Acipp, o presidente Ricardo Anderson Ribeiro argumenta que a intenção é envolver os festejos, já que a história da associação está extremamente ligada ao crescimento da cidade. Hoje, a entidade agrega mais de 3 mil empresas.

Jornal O Imparcial Ontem, evento na Casa dos Médicos reuniu cerca de 250 pessoas

"A Acipp, na realidade, tem histórico que se confunde com o desenvolvimento de Prudente. Quando o município ainda engatinhava, aos seus 10 anos, a associação chegou para acompanhar o seu desenvolvimento e hoje a entidade se preocupa principalmente com as dificuldades das micro e pequenas empresas", declara Ricardo Anderson. Na oportunidade, foi lançada a Campanha do Mês das Mães de 2017, para o comércio de toda a cidade, a ser realizada em maio, com sorteio de um automóvel. Ainda foi ministrada por Clóvis Tavares uma palestra-show, modalidade por ele criada, a qual é provocativa, com o objetivo de despertar motivação e emoção, ao mesmo tempo em que passa mensagens reais.

"Todas as promoções, ações, caravanas, enfim, todas as atividades da Acipp, tanto assistencial quanto comercial, serão voltadas para os festejos dos 90 anos da associação e dos 100 anos da cidade. O desenvolvimento regional é o que nos interessa. A região é forte e Prudente sendo o polo tem seus benefícios, portanto, mais representatividade", promove o presidente da associação.

 

História


A Assessoria de Imprensa da Acipp expõe que as associações comerciais no Brasil remontam ao período colonial e, desde então, são presenças constantes, das capitais às pequenas cidades, contribuindo com os avanços da sociedade brasileira. Em Prudente, não foi diferente. A assembleia geral de fundação da Associação Comercial foi realizada no dia 26 de junho de 1927. Unidos em uma entidade representativa, os primeiros comerciantes atuaram em favor do comércio e da comunidade, pleiteando junto aos governos do município, estadual e federal, bem como a outras organizações públicas e privadas, apoios na forma de investimentos e providências necessárias ao desenvolvimento econômico e social da cidade. "Ao longo de sua história, a Acipp defendeu os interesses do comércio, da agricultura e da indústria, no entanto, sempre atuante nas causas sociais", frisa.

Os livros, atas, documentos, fotografias e outros objetos que atestam essa trajetória estão preservados no Memorial Antonio Fioravante de Menezes, um espaço na sede da entidade que reúne o acervo documental de nove décadas, e recebe visitação mediante agendamento.

 

SAIBA MAIS

Atualmente, a Acipp disponibiliza diversos produtos e serviços, como consultas ao SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), consulta jurídica, planos de saúde, cartão alimentação, rede de convênios e programa de estágio, entre outros. O trabalho social prossegue em projetos como a Caravana da Saúde, que em 53 edições prestou cerca de 80 mil atendimentos para a população de baixa renda. A programação 2017 – décimo ano do projeto – será realizada a partir de março.

 
Publicidade

Veja também