Ações culturais movimentam Deputado Carlos Castilho Cabral

Espaço infantil

COLUNA - Espaço infantil

Data 25/10/2018
Horário 06:00

EM DEPUTADO CARLOS CASTILHO CABRAL

Assim como nos últimos anos, ocorreu durante o mês de agosto na Escola Municipal Deputado Carlos Castilho Cabral, o projeto Agosto Cultural. Esta iniciativa foi desenvolvida inicialmente pelo Cidadescola, no ano de 2018 foi estendido ao ensino regular, culminando com apresentações na Mostra Pedagógica.

O projeto tem como objetivo o resgate da cultura nacional através de diferentes atividades apresentadas e desenvolvidas pelos estudantes, como a literatura infantil. Nesse ano em especial, o tema escolhido foi “Turma da Mônica”, onde foi abordado não só a história em quadrinhos, como também a criação das personagens, suas características e a biografia do cartunista Maurício de Sousa. O encerramento do Projeto foi no dia 3 de setembro, junto à Mostra Pedagógica da escola.

Os alunos tiveram oportunidade de apresentar danças, teatros, cantigas de roda e jogral contextualizados ao tema, e também outras atividades desenvolvidas ao longo do ano. O evento contou com a efetiva participação dos estudantes e seus familiares, da comunidade e equipe escolar. Representando a Secretaria Municipal de Educação, estavam presentes a Coordenadora de Gestão Pedagógica Márcia Janial, a Coordenadora Pedagógica Aline Pereira e a Supervisora de Ensino Maria Helena Vitorino.

 

Alunos do 4º ano A

Professora: Maria Angela Bassini

Orientadora Pedagógica: Raquel Depólito Gomes de Oliveira

 

 

 

Mostra é encerrada com sucesso

No dia 3 de setembro de 2018, na EM Deputado Carlos Castilho Cabral, foi motivo de grande alegria para todos os pais e nós alunos, pois foi realizada a Mostra Pedagógica e encerramento do projeto Agosto Cultural, cujo tema foi “Turma da Mônica”. No mês de agosto todos os alunos, professores e demais funcionários estavam envolvidos com as apresentações que contou com músicas, dramatizações, teatro e trabalhos expostos nos corredores.

Os familiares ficaram encantados desde o início até o final, observando cada detalhe e vendo com amor o compromisso de todos. Foram trabalhados diversos temas: Folclore, Natureza, Tecnologia, Higiene, Preconceito e Inclusão. O aluno Juan Pereira, do 5º ano gostou de todos os temas, mas o que lhe chamou a atenção foi sobre o respeito às diferenças, pois “deveríamos nos colocar no lugar do outro, antes de desrespeitá-lo”.

Tivemos muito trabalho para realizar esse vento, mas quando vimos a alegria estampada no olhar e o sorriso de todos, esquecemos tudo e só curtimos.

 

Alunos do 5º ano A

Professora: Eunice Dias Rocha Soares

 

 

 

Enfoque nos personagens de

Maurício de Sousa agitam escola

 

No dia 3 de setembro desse ano, na EM Deputado Carlos Castilho Cabral ocorreu mais uma Mostra Pedagógica e o Projeto Agosto Cultural, com trabalhos e apresentações feitos pelos alunos desde a o Pré I até o 5º ano do ensino fundamental. Os temas apresentados englobam o universo da Turma da Mônica.

Também foram expostos pelos corredores da escola diversos trabalhos que fazem parte do plano de ensino de cada turma sob a mediação das professoras de suas respectivas séries. As apresentações foram sobre os temas Preconceito, Inclusão Social, Folclore, Natureza e os animais em extinção, Desperdício da Água e Projeto Cantigas.

Nos bastidores que antecederam as apresentações, os alunos fizeram pesquisas, tiveram aulas sobre os assuntos a serem abordados, ensaiaram músicas e teatro para quando chegasse no grande dia, tudo ficasse o melhor possível, como pudemos ver nas entrevistas realizadas com alguns alunos da Unidade. A pergunta feita foi: “O que achou da Mostra Pedagógica e Agosto Cultural?” O aluno Matheus Los Magalhães, (4 anos), do Pré I, disse que gostou das danças e de dançar.

A aluna Áquila de Matos Dias dos Santos (8 anos), do 3º ano A,  respondeu que “foi legal porque aprendeu sobre inclusão social porque não sabia muita coisa sobre o tema”.  O aluno Henzo Francisco Tondatti Ferreira (10 anos), do 5º ano B disse que “achou educativo, porque falou sobre preconceito”. A aluna Yasmin Bassini (11 anos) do 5º anos A achou “legal, divertido, interessante e os trabalhos foram bonitos. As apresentações foram bem trabalhadas”. Por fim, o aluno Gabriel Tavares (9 anos), do 4º ano B achou “muito interessante e especial”.

 

 

Alunos do 5º ano B

Professora: Áurea Norberta Alves Corrêa

 

 

CRUZADINHA

 

Nome do personagem que mora no sítio

Nome do Cartunista que criou a Turma da Mônica

É chamada de dentuça pelos amigos

É muito comilona

Ele não gosta de tomar banho

Personagem que troca a letra R pelo L

Nome do cachorro do Franjinha

Nome do Coelho da Mônica

 

BANCO DE PALAVRAS: Mônica – Cascão – Bidu – Chico Bento – Maurício de Sousa – Magali – Cebolinha - Sansão

 

Turmas do 2º ano A e B

Professoras: Neucélia Félix e Denise Santos

 

 

 

VOCÊ SABIA?

 

O GATO MINGAU DA PERSONAGEM MAGALI TEM 5 IRMÃOS: MATIAS, O AVENTUREIRO; NESTOR, O CURTIDOR, TITA, A TRABALHADORA; PERCIVAL, O ESQUISITO E LILI, A FRESCA. A PRIMEIRA HISTÓRIA QUE FALA SOBRE ELES É DE 1994.

 

Alunos do 1º ano C

Professora: Denise Miasaqui Martins

 

 

VOCÊ SABIA?

 

PARA O COELHO SANSÃO, MAURÍCIO DE SOUSA INSPIROU-SE NUM COELHO QUE SUA FILHA MONICA TINHA AOS DOIS ANOS DE IDADE. NA REALIDADE, ESSE COELHO ERA DE PANO, AMARELO, GRANDE E PESADO.

 

Alunos do 1º ano A

Professora: Rita de Cássia Vano Oliveira

 

 

Texto dos quadrinhos:

 

- Agosto Cultural que nós tivemos com certeza foi cheio de surpresas.

- Vimos um vídeo especialmente para a gente, feito pelo Maurício de Sousa.

- E ainda vimos vários trabalhos de outras turmas.

- Foi muito legal!

 

Alunas: Clara Elis Ritz dos Santos (10 anos)Hevelly  Moura Fabrício ( 9 anos)  4º ano

Professora: Soraia Monalisa Alonso Luque

Orientadora Pedagógica: Raquel Depólito Gomes de Oliveira

EM Deputado Carlos Castilho Cabral

 

 

 

Texto dos quadrinhos:

 

- Magali.

- Oi, por que você me chamou para conversar?

- Porque queria falar sobre a Mostra Pedagógica de EM Deputado Carlos Castilho Cabral.

- Que legal!

- E sabe qual foi o tema?

- Não, qual foi?

- Foi o tema da nossa turminha. E também do nosso autor Maurício de Sousa. 

- Nossa! Que legal, estou me sentindo lisonjeada. E pra melhorar ainda fizeram apresentações sobre nós!

- Nossa Mônica! Queria ter ido nessa apresentação. Parece que foi muito legal.

- Não só parece, mas foi!

- Mas por que você não foi para essa apresentação? Eu te chamei.

- Porque peguei um resfriado.

- Que pena, mas você melhorou?

- Sim, já estou bem.

- E que tal você olhar os vídeos da apresentação?

- Boa ideia, vamos lá para casa.

 

Alunas: Maria Júlia Lima Santana (10 anos) Fernanda Mendes Yuri Messinetti (10 anos) 4º ano B

Professora: Soraia Monalisa Alonso Luque

 

Publicidade

Veja também