Ações de prevenção ao câncer devem ser adotadas o ano todo

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 26/09/2023
Horário 04:25

O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização sobre o câncer de mama, realizada anualmente durante o mês de outubro. Seu objetivo é alertar as mulheres e a sociedade como um todo sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença, que é um problema de saúde pública mundial. Conforme o Sistema de Informação sobre Mortalidade e dos Registros de Câncer de Base Populacional, na última década, houve um aumento de 20% na incidência e espera-se que, para 2030, ocorram mais de 25 milhões de casos novos – sendo o câncer de mama um dos mais diagnosticados entre as mulheres.

As estatísticas mostram a necessidade da adoção de políticas públicas e alocação racional de recursos para o combate ao câncer. Igualmente importante é a conscientização de toda a sociedade, de modo que as mulheres adotem medidas preventivas, visto que a detecção precoce do câncer é crucial para a efetividade do tratamento e a redução de óbitos. A vigilância do câncer é um elemento crucial para planejamento, monitoramento e avaliação das ações de controle da doença.

Como noticiado por este diário, a AAPC (Associação de Apoio ao Portador de Câncer de Presidente Prudente), o grupo Amigas do Peito e o idealizador, o mastologista Rafael Silva Sá, realizam no dia 1º de outubro, a partir das 8h, no Parque do Povo, a segunda Caminhada Rosa, em alusão à campanha de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama, o Outubro Rosa. Ações como essa ajudam sobremaneira a conscientizar e alertar sobre a doença e a necessidade de cuidar da saúde, com medidas preventivas.
Lembrando que a conscientização sobre o câncer de mama não se limita apenas ao mês de outubro. É importante continuar promovendo a educação e a prevenção ao longo do ano.

Publicidade

Veja também