Ações esportivas levam 690 mil pessoas ao Sesc

EM MOVIMENTO Em 2016, área de esporte e lazer teve um aumento de 20% na frequência em relação ao ano passado, de acordo com a unidade

Esportes - THIAGO MORELLO

Data 28/12/2016
Horário 08:09


As atividades esportivas realizadas ao longo de 2016 no Sesc Thermas (Serviço Social do Comércio), de Presidente Prudente, tiveram um recorde no número de atendimentos. Com um balanço positivo, a unidade fecha o ano com 690.196 pessoas participantes das programações de esporte, recreação e lazer, dentro e fora do local. O número é 20% maior que 2015. Em destaque, está o Dia do Desafio, ocorrido em maio, e a ginástica multifuncional que atrai muitos adeptos.

Jornal O Imparcial Com bate-papo e atividades práticas, Valéria Kumizaki abordou a importância do esporte

Quando trata-se das ações que foram feitas dentro do Sesc, a movimentação na área de esportes equivale é bastante representativa. Cerca de 231 mil pessoas estavam envolvidas em atividades esportivas, incluindo as que foram realizadas por meio da ginástica, competições, quadras esportivas e também na piscina. Segundo o monitor de esportes do Sesc Thermas, Gabriel Damasco, os exercícios desenvolvidos nas águas termais foram uma novidade para 2016. "Dentro das piscinas, nós realizamos a prática do slakcline, por exemplo, um esporte que está em alta. A gente tentou utilizar todos os ambientes possíveis, a fim de incentivar a prática de exercícios por todas as pessoas", diz.

De tudo que foi oferecido pela unidade, Gabriel ressalta que a ginástica multifuncional foi o "carro-chefe". "Conhecida também como ‘GMF’ é o programa de exercícios físicos diferenciado e que caracteriza a proposta do Sesc. Leva em conta a expectativa, estilo de vida, os tipos de exercícios que gosta e muito mais. Desenvolve de forma integrada as habilidades motoras e as capacidades físicas. É legal a gente destacar que é uma atividade paga, mas, mesmo assim, teve uma boa procura", salienta.

Apesar de intensificar o esporte na área interna do Sesc, o Dia do Desafio, realizado no mês de maio, também foi um sucesso. "Nós conseguimos mobilizar 458.746 pessoas, em 65 cidades da região. No total, são 67 municípios da nossa área de atuação, porém dois não participaram. Para o ano que vem, queremos promover o evento em todos. Agora, com as trocas nas secretarias de esporte em cada município, vamos intensificar as negociações, para que mais pessoas possam aproveitar esta programação lúdica", completa Gabriel.

 

Ano esportivo

Este pode ser considerado um ano atípico e impulsionado pelos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. De acordo com Gabriel, 2016 teve um destaque no setor de esportes. "A programação do Sesc é bem democrática, ela busca abranger cultura, arte, esporte, lazer, tudo de uma vez. Mas, sem dúvidas, por ser um ano olímpico, as atividades esportivas tiveram uma atenção maior. Prova disso, foi a nossa programação. Mês a mês, a gente buscou trazer grandes nomes das modalidades, para não só oferecer atividades às pessoas, mas também o conhecimento de quem vive delas", afirma.

Como destaque, o monitor relembra a vinda do atleta paraolímpico Alan Fonteles, do atletismo brasileiro, um dos nomes que mais atraiu pessoas. "A história do Alan chamou muita atenção. Ele esteve aqui em janeiro e abriu o Sesc Verão 2016. Foi uma grande atração. Ainda podemos mencionar a carateca Valéria Kumizaki, que veio à unidade em março, em uma programação especial para o mês das mulheres, com o objetivo de enfatizar e valorizar a importância do esporte, através de bate-papo e vivência da modalidade", finaliza.

Ainda de acordo com Gabriel, a felicidade é maior por saber que foram feitos muitos atendimentos, porém, trabalhando o meio desportivo com educação. "O esporte tem esse valor real para todos, como questão de saúde, mas ainda é pouco praticado. A nossa função, acima de tudo, é educar e promover as modalidades para que as pessoas possam se identificar e permanecer em movimento. Hoje, a gente vê uma dificuldade muito grande nas pessoas que iniciam uma atividade física, e não conseguem permanecer nela. É importante fomentar a diversidade de exercícios que podem ser praticados. Com isso, fica mais fácil identificar o gosto por uma delas e torná-la constante na própria vida", enfatiza.

 
Publicidade

Veja também