Ações que estimulam o bem-estar e teatro infantil completam a programação do Sesc hoje e amanhã

Atividades gratuitas ocupam os espaços da unidade, com música, peça indígena, oficinas e diversão para todas as idades

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 29/11/2025
Horário 06:34
Foto: Maila Alves 
“Mostra Curumim” celebra a criatividade das crianças participantes do programa
“Mostra Curumim” celebra a criatividade das crianças participantes do programa

O Sesc Thermas de Presidente Prudente apresenta um cardápio de experiências que atravessam música, cuidado, leitura, brincadeiras e cultura ancestral. Neste fim de semana, o público é convidado a circular pelos diversos ambientes e participar de atividades que estimulam o bem-estar, a criatividade e o encontro entre gerações. Todas as ações são gratuitas.

A programação deste sábado começa cedo com a “Mostra Curumim”, das 9h às 13h, na Área de Convivência. O evento celebra a criatividade das crianças participantes do programa, que compartilham processos, brincadeiras, oficinas e apresentações desenvolvidas ao longo do ano, além de convidar novas famílias a conhecerem o Curumim para 2026.

Ao longo do dia, o público também pode visitar a “Biblioteca Móvel”, parceria com a Secult (Secretaria Municipal de Cultura), que estaciona ao lado da odontologia hoje e amanhã, das 9h às 17h. Com um acervo de mais de 3 mil livros, o ônibus convida leitores de todas as idades a folhear histórias, participar de mediações e explorar novos universos literários.

Encerrando a tarde, a música ganha destaque com o show “Samba de Cabo Verde”, apresentado por Udi Fagundes, das 16h às 17h30, no palco da Área de Convivência. A apresentação une ritmos cabo-verdianos como morna, coladeira e milonga ao samba brasileiro, criando um encontro musical que amplia possibilidades estéticas e afetivas.

Atrações de domingo

No domingo, das 14h30 às 17h30, ocorre uma experiência de criação com o Coletivo Ana Gira Sol, que conduz, no Bosque, a oficina “La Bolha Tório – Aprenda a fazer traquitanas para bolhas de sabão”. A proposta incentiva a construção de varetas e raquetes personalizadas, aproximando arte, imaginação e poesia em um ambiente lúdico. A participação é livre, com distribuição de senhas no local.

Ainda no Bosque, às 16h, acontece o espetáculo “Povo Parrir, a Salamandra e os Trakinos”, com Povo Parrir e o Grupo Sabuká Kariri Xocó. A apresentação mistura brincadeira e cerimônia para abordar diferentes formas de perceber a vida, evocando saberes indígenas e a relação com a "mãe terra".

Saúde

As práticas de bem-estar ganham destaque neste fim de semana com uma sequência de vivências voltadas ao cuidado do corpo e ao relaxamento. No sábado, o público pode participar do “Escalda-Pés com Ervas Medicinais”, conduzido pelo fisioterapeuta, Jaques André, às 9h30, no Parque Aquático.

Na sequência, ocorre a “Liberação Miofascial Express”, das 10h às 12h, seguida da “Meditação Guiada” com o professor Jim Kelly, das 10h30 às 11h30, atividade indicada para maiores de 12 anos.

Ainda pela manhã, às 11h30, Jaques André retorna com a prática de “Gua Sha”, também no Parque Aquático. Para atividades realizadas nas piscinas, é necessário apresentar credencial e exame dermatológico válidos, além de trajes de banho apropriados.

A programação continua no domingo, às 11h30, com o “Tai Chi Chuan” ministrado por Jim Kelly, proporcionando um momento de calma, concentração e movimento consciente. Todas as vivências são gratuitas e recomendadas para participantes a partir de 12 anos.

Divulgação

Em oficina, Coletivo Ana Gira Sol incentiva a construção de varetas e raquetes personalizadas

Isabela Jacomo

No domingo, às 16h, “Povo Parrir, a Salamandra e os Trakinos”, com Povo Parrir e o Grupo Sabuká Kariri Xocó

Rogerio Mative

No sábado, público pode participar do “Escalda-Pés com Ervas Medicinais”

Maila Alves

“Meditação Guiada”, com o professor Jim Kelly, ocorre hoje, das 10h30 às 11h30

Estevão Salomão

“Tai Chi Chuan” proporciona um momento de calma, concentração e movimento consciente

Publicidade

Veja também