Acorda São João

Persio Isaac

CRÔNICA - Persio Isaac

Data 24/07/2022
Horário 07:08

Segundo a crendice popular religiosa, as festas juninas têm o significado de acordar o dito santo festeiro. Nesse caso, é o nosso amado santo São João. Essa festa chegou com os portugueses e o coitado do São João, com os rojões, bombas e outras chatices mais, deve ter ficado surdo ou louco, pois se o significado dessa festa é acordá-lo, não está tendo resultado prático, o santo homem não acorda nunca. 
Duvido que ele goste desse barulho que, literalmente, para os cães, vivem seus dias de cão. E as bombinhas de antigamente viraram bombas de destruição da audição. É cada porrada nos ouvidos que a bomba de Hiroshima seria brinquedo de criança nos dias de hoje. Que som insuportável que vai do mais agudo ao mais grave. 
“Tá” certo que o nosso santo era festeiro, pra não dizer outra coisa e que também leva a fama de casamenteiro. Duvido que ele goste dessa dita festa que só faz doer os ouvidos e deixar os pobres cães loucos de raiva.  Se ele não está surdo, deve ter morrido queimado, isso porque o tamanho das fogueiras, que vão até a lua, tem o significado de acordá-lo também. 
Pô, coloquem um despertador, é mais simples e mais educado.  Mudem o nome para "festa do dia de cão".  Minha Nossa Senhora, acabaram de soltar uma bomba tamanho família no meu quintal. Oh São João, me ajude aí, acorda logo. Vejam vocês.

Publicidade

Veja também