Segundo a crendice popular religiosa, as festas juninas têm o significado de acordar o dito santo festeiro. Nesse caso, é o nosso amado santo São João. Essa festa chegou com os portugueses e o coitado do São João, com os rojões, bombas e outras chatices mais, deve ter ficado surdo ou louco, pois se o significado dessa festa é acordá-lo, não está tendo resultado prático, o santo homem não acorda nunca.
Duvido que ele goste desse barulho que, literalmente, para os cães, vivem seus dias de cão. E as bombinhas de antigamente viraram bombas de destruição da audição. É cada porrada nos ouvidos que a bomba de Hiroshima seria brinquedo de criança nos dias de hoje. Que som insuportável que vai do mais agudo ao mais grave.
“Tá” certo que o nosso santo era festeiro, pra não dizer outra coisa e que também leva a fama de casamenteiro. Duvido que ele goste dessa dita festa que só faz doer os ouvidos e deixar os pobres cães loucos de raiva. Se ele não está surdo, deve ter morrido queimado, isso porque o tamanho das fogueiras, que vão até a lua, tem o significado de acordá-lo também.
Pô, coloquem um despertador, é mais simples e mais educado. Mudem o nome para "festa do dia de cão". Minha Nossa Senhora, acabaram de soltar uma bomba tamanho família no meu quintal. Oh São João, me ajude aí, acorda logo. Vejam vocês.