Adolescente prudentina representará Brasil no Jubileu do Mundo da Educação em Roma

Alice Medaglia, da Escola Champagnat, foi escolhida para integrar delegação brasileira em encontro convocado pelo falecido Papa Francisco, com tema “Peregrinos da Esperança”

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 26/10/2025
Horário 07:30
Foto: Divulgação
À esquerda, Diego Lima, diretor da instituição; ao meio, a aluna Alice; e à direita, Josino Júnior, da Pastoral da Juventude Marista do colégio
À esquerda, Diego Lima, diretor da instituição; ao meio, a aluna Alice; e à direita, Josino Júnior, da Pastoral da Juventude Marista do colégio

“Foi emocionante celebrar essa conquista com a escola e perceber como o compromisso com o Pacto Educativo Global e com o humanismo solidário está presente na nossa caminhada”, afirma Alice Medaglia, estudante da Escola Champagnat de Presidente Prudente, escolhida para integrar a delegação brasileira no Jubileu do Mundo da Educação, que acontece em Roma, na Itália, de 27 de outubro a 2 de novembro.

Alice é uma das quatro estudantes selecionadas entre as 96 unidades do Marista Brasil e a única representante da regional de São Paulo a participar do encontro convocado pelo Papa Francisco, que terá como tema “Peregrinos da Esperança”. Sua escolha reflete o protagonismo juvenil na missão marista: Alice foi indicada por sua atuação pastoral, liderança e envolvimento comunitário, simbolizando a força das novas gerações como protagonistas da educação.

“As escolas católicas, que atendem mais de 8 milhões de estudantes no Brasil, segundo dados da Educa Insights/Anec [Associação Nacional de Educação Católica do Brasil], unem excelência acadêmica a valores humanos. É nesse contexto que a participação de Alice no Jubileu do Mundo da Educação reforça a relevância da rede católica e marista: além de oferecer ensino de qualidade, forma jovens comprometidos com o diálogo, a solidariedade e a transformação social em escala global”, aponta a rede Marista Brasil.

Para Josino Júnior, pastoralista do colégio, a escolha da aluna reflete um caminho de dedicação. “Ela sempre esteve aberta ao processo formativo da fé cristã e marista, participando ativamente de encontros e experiências. Hoje é exemplo de jovem com presença significativa e que se reconheceu na instituição. Ela traduz o sonho de São Marcelino Champagnat em formar bons cristãos e virtuosos cidadãos”, avalia.

Diálogo global

Durante o Jubileu, a aluna participará de vivências culturais, momentos de espiritualidade, oficinas e debates com jovens de diversos países. O compromisso é que cada estudante retorne ao Brasil como multiplicador da experiência, levando para a comunidade escolar os aprendizados de um diálogo global sobre os rumos da educação.

Na Escola Champagnat de Prudente, a conquista de Alice foi celebrada em um momento especial no pátio, reunindo estudantes e professores. “É uma alegria ver a Alice representando não apenas a nossa escola, mas a juventude brasileira em um encontro dessa dimensão. O Jubileu é uma oportunidade única de viver a educação de forma global, em diálogo com valores humanos e cristãos que atravessam fronteiras. Certamente, ela voltará com aprendizados que vão inspirar todos nós”, destaca Diego Lima, diretor da escola.

Jubileu dos Jovens

Este não é o primeiro Jubileu do Ano Jubilar de 2025 com presença marista. Entre julho e agosto, aconteceu o Jubileu dos Jovens, reunindo milhares de estudantes de todo o mundo em Roma em uma semana de celebrações, músicas, orações e partilhas. Neste ano, os eventos carregam o espírito de esperança e renovação que marca o Ano Jubilar, que, em 2025, entrou para a história ao coincidir com a morte do Papa Francisco e a eleição de Leão XIV, a primeira troca de pontífice durante uma celebração jubilar.

Publicidade

Veja também