“Foi emocionante celebrar essa conquista com a escola e perceber como o compromisso com o Pacto Educativo Global e com o humanismo solidário está presente na nossa caminhada”, afirma Alice Medaglia, estudante da Escola Champagnat de Presidente Prudente, escolhida para integrar a delegação brasileira no Jubileu do Mundo da Educação, que acontece em Roma, na Itália, de 27 de outubro a 2 de novembro.
Alice é uma das quatro estudantes selecionadas entre as 96 unidades do Marista Brasil e a única representante da regional de São Paulo a participar do encontro convocado pelo Papa Francisco, que terá como tema “Peregrinos da Esperança”. Sua escolha reflete o protagonismo juvenil na missão marista: Alice foi indicada por sua atuação pastoral, liderança e envolvimento comunitário, simbolizando a força das novas gerações como protagonistas da educação.
“As escolas católicas, que atendem mais de 8 milhões de estudantes no Brasil, segundo dados da Educa Insights/Anec [Associação Nacional de Educação Católica do Brasil], unem excelência acadêmica a valores humanos. É nesse contexto que a participação de Alice no Jubileu do Mundo da Educação reforça a relevância da rede católica e marista: além de oferecer ensino de qualidade, forma jovens comprometidos com o diálogo, a solidariedade e a transformação social em escala global”, aponta a rede Marista Brasil.
Para Josino Júnior, pastoralista do colégio, a escolha da aluna reflete um caminho de dedicação. “Ela sempre esteve aberta ao processo formativo da fé cristã e marista, participando ativamente de encontros e experiências. Hoje é exemplo de jovem com presença significativa e que se reconheceu na instituição. Ela traduz o sonho de São Marcelino Champagnat em formar bons cristãos e virtuosos cidadãos”, avalia.
Durante o Jubileu, a aluna participará de vivências culturais, momentos de espiritualidade, oficinas e debates com jovens de diversos países. O compromisso é que cada estudante retorne ao Brasil como multiplicador da experiência, levando para a comunidade escolar os aprendizados de um diálogo global sobre os rumos da educação.
Na Escola Champagnat de Prudente, a conquista de Alice foi celebrada em um momento especial no pátio, reunindo estudantes e professores. “É uma alegria ver a Alice representando não apenas a nossa escola, mas a juventude brasileira em um encontro dessa dimensão. O Jubileu é uma oportunidade única de viver a educação de forma global, em diálogo com valores humanos e cristãos que atravessam fronteiras. Certamente, ela voltará com aprendizados que vão inspirar todos nós”, destaca Diego Lima, diretor da escola.
Este não é o primeiro Jubileu do Ano Jubilar de 2025 com presença marista. Entre julho e agosto, aconteceu o Jubileu dos Jovens, reunindo milhares de estudantes de todo o mundo em Roma em uma semana de celebrações, músicas, orações e partilhas. Neste ano, os eventos carregam o espírito de esperança e renovação que marca o Ano Jubilar, que, em 2025, entrou para a história ao coincidir com a morte do Papa Francisco e a eleição de Leão XIV, a primeira troca de pontífice durante uma celebração jubilar.