Aedes: inimigo minúsculo, mas com força gigantesca

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 10/08/2023
Horário 04:29

Vai ano e vem ano, e a dengue continua um sério problema de saúde pública. Há alguns meses, em Presidente Prudente, a doença causou inúmeros transtornos, fazendo milhares de vítimas, inclusive, fatais. Mas, mesmo diante de tantos problemas, o cenário segue preocupante na maior cidade regional – em um período em que as condições climáticas são desfavoráveis para a proliferação do Aedes aegypti, o mosquito-vetor da doença.

Como noticiado por este diário, a Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), divulgou nesta quarta-feira os resultados do segundo levantamento do IB (Índice Breteau) e do IIP (Índice de Infestação Predial) de 2023, cujos dados apontam que a capital regional está em situação de alerta para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, com IB de 1,6 e IIP de 1,3. De acordo com o Ministério da Saúde, quando o IIP está entre 1 e 4, a situação é de “alerta”. Acima de 4, é classificado como “risco de surto”.

A prevenção da dengue requer um esforço conjunto de toda a sociedade, desde ações individuais até políticas governamentais eficazes. É importante lembrar que a conscientização contínua e a prática consistente das medidas de prevenção são essenciais para deter a disseminação da doença. Ou seja, trata-se, indiscutivelmente, de um problema sério, que precisa da união de esforços para que seja, de fato, combatido.

Infelizmente, a dengue não tem dado trégua. E essa falta de trégua está intrinsecamente ligada à falta de conscientização da população sobre as medidas de prevenção e ao descuido em relação aos criadouros do mosquito Aedes aegypti. Enquanto absolutamente todos não arregaçarem as mangas, colocando em prática o que deve ser feito, esse minúsculo inimigo continuará com uma força gigantesca.

Publicidade

Veja também