Aedes não pode ser subestimado

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 09/06/2022
Horário 04:26

Além dos casos de Covid-19, que continuam fazendo vítimas, as pessoas precisam redobrar sua atenção com a dengue. As confirmações da doença seguem um crescente: ao todo, como noticiado na edição de hoje, 7.106 pessoas foram contaminadas com a dengue do começo do ano até o momento, na soma dos 15 municípios onde O Imparcial circula. Atualmente, 7.236 pessoas estão com a suspeita da doença. Isso sem contar os casos subnotificados, isto é, que nem chegaram ao conhecimento do poder público.
Mas, basta conversar com um familiar, um vizinho ou amigo, que o assunto vem à tona: o Aedes aegypti não está dando trégua! Com a previsão de chuvas entre ontem e hoje, o ambiente vai se tornar ainda mais propício para a proliferação do mosquito-vetor. Como pode um inseto, aparentemente tão inofensivo, trazer tantos problemas para nós? Não podemos perder essa guerra!
Portanto, precisamos fazer a nossa parte. Os cuidados já sabemos de cor e salteado...mas precisamos colocá-los em prática constantemente. Precisa ser criada uma rotina de limpeza, de observação. O mosquito consegue transformar qualquer brechinha em um potencial criadouro. Recipientes, tampinhas, pneus, vasos de plantas, até mesmo os pratinhos de água e ração dos nossos pets podem conter larvas de Aedes. É preciso fazer uma verdadeira varredura diariamente em casa, principalmente nos quintais. 
Caso desconfie que esteja com dengue, não deixe de procurar atendimento médico imediatamente. Sabemos que a doença, em suas formas mais graves, pode ser fatal. Se estiver com os sintomas característicos, como febre, erupções cutâneas e dores musculares e articulares, busque auxílio profissional. Em Prudente, as demandas espontâneas de pessoas com sintomas da doença são atendidas no Centro de Apoio à Dengue, localizado na UBS (Unidade Básica de Saúde) da Cohab, o conhecido “Cohabão”. Lembrando que, com o crescimento dos casos, não há necessidade de encaminhamento por outras unidades de saúde. Vamos nos cuidar e cuidar do nosso próximo! Não podemos subestimar esse pequeno, mas tão poderoso, inimigo!

Publicidade

Veja também